Unidades ISAC em Alagoas ampliam segurança do paciente com a Visita Multi

Em busca da melhoria contínua dos atendimentos, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania adota a Visita Multi como estratégia de cuidado para ampliar a qualidade da assistência e a segurança dos pacientes acolhidos nas três unidades públicas de saúde que gerencia em Alagoas. São elas: as UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Benedito Bentes e Trapiche da Barra, em Maceió, e o Hospital Professor Ib Gatto Falcão, em Rio Largo.

A metodologia reúne médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, farmacêuticos e outros profissionais envolvidos no atendimento aos usuários. Estudantes de Medicina e Enfermagem que fazem estágio nas unidades também participam das Visitas Multi.

Nesses encontros diários, juntos, os profissionais identificam riscos e pendências, discutem o diagnóstico e a conduta terapêutica, verificam o tempo de permanência na unidade e traçam metas para a reabilitação do paciente que está sendo avaliado naquele momento.

Esse processo melhora a precisão das informações compartilhadas entre a equipe e possibilita a tomada de decisão em conjunto.

Quando é feita a Visita Multi?

Nas UPAs, a Visita Multi é direcionada aos pacientes em atendimento na Sala Vermelha, onde são acolhidos os casos de emergência, e àqueles que estão há mais de 24 horas em atendimento na Sala Amarela.

Sempre que é possível, o processo é feito com a participação de um familiar do usuário. Ali, o acompanhante pode conversar com toda a equipe e tirar as dúvidas sobre o tratamento adotado e os cuidados que devem ser tomados após a alta ou transferência para outra unidade de saúde.

Já no Hospital, a Visita Multi é feita na Área Vermelha e na Internação da Clínica Médica.

Na primeira área, os profissionais avaliam os usuários que estão há mais de três horas no hospital. E, na segunda, pacientes de longa permanência, ou que apresentam uma intercorrência, como dor ou mudança do diagnóstico, ou que têm um grau de dependência significativo.

Governança assistencial

A Visita Multi faz parte da Trilha Vital, política de governança assistencial do ISAC. Ela está relacionada a práticas assistenciais focadas na qualidade e humanização do atendimento e na segurança do paciente.

José Maria Filho, superintendente técnico do ISAC, comenta sobre os benefícios da estratégia.

“A Visita Multi possui muitos benefícios, entre eles o aumento da precisão das informações compartilhadas entre a equipe e a integração do plano terapêutico dos pacientes. A metodologia também contribui para a humanização do atendimento. Como cada paciente precisa de um cuidado específico, um é diferente do outro, esse olhar multiprofissional torna o cuidado mais amplo e integral”, afirma o gestor.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.