Unimed Chapecó: Conheça a atuação do Comitê de Preparação para Emergências e Desastres

Saber como proceder diante de uma situação adversa vai além de uma gestão diferenciada porque permite agilizar o atendimento mesmo em momentos de tensão e administrar os recursos humanos e materiais conforme a demanda momentânea. Com esta visão, a Unimed Chapecó (SC) implantou o Comitê de Preparação para Emergências e Desastres.

Para o médico do trabalho e líder do Comitê de Gerenciamento de Crise da Unimed Chapecó, Dr. Paulo Fett Neto, atuar previamente por meio de análises dos possíveis desastres, emergências, vulnerabilidades da cooperativa médica e sua capacidade de evitar esses eventos contribui significativamente para o cuidado com colaboradores, pacientes, familiares e patrimônio.

O Comitê surgiu da necessidade de aprimorar a preparação para catástrofes com ênfase para a segurança e o cuidado. Em paralelo a isso estiveram as adequações na cooperativa médica para a acreditação em saúde mais exigente do mundo – Qmentum Internacional Diamond –, que colocou o Hospital Unimed Chapecó no seleto grupo de 1% dos hospitais brasileiros que possuem essa certificação canadense. “Isso fortalece a instituição, enfatiza as práticas assistenciais seguras, alinhadas aos padrões de excelência internacionais, aplicados transversalmente em todo o fluxo de cuidado do paciente”, ressalta o médico.

Os objetivos, segundo a técnica de segurança do trabalho da saúde ocupacional e responsável por elaborar e implementar planos de gestão e preparação de emergência e desastre, Jancelete Aparecida Paludo dos Santos, são: estabelecer diretrizes para prevenção, detecção precoce, supressão e combate de emergências, além da saída segura dos colaboradores, pacientes e visitantes das instalações do complexo da cooperativa médica.

As atribuições desse comitê englobam a promoção de medidas para minimizar danos e possíveis vítimas, a interface com outras entidades e a organização, preparação e direcionamento das ações em situações de emergências internas (colaboradores, pacientes e visitantes) e desastres externos (população de Chapecó e da região de abrangência da cooperativa médica).

Fazem parte do comitê: médico do trabalho, diretores, corpo clínico, coordenações de enfermagem e serviços de suporte, como: saúde ocupacional, corpo técnico profissional, gestão de acesso, gestão de suprimentos, tecnologia da informação, manutenção e engenharia clínica. Além da interface com todos os setores da cooperativa médica, o Comitê mantém interação com a Brigada de Incêndio, equipe de remoção de pacientes e equipe de resposta a emergência (equipe médica, de enfermagem e administrativa do Pronto Atendimento).

Pandemia

A coordenadora de saúde ocupacional – setor responsável pela gestão e pelo desdobramento das ações de preparação e enfrentamento de emergências e desastres –, Alessandra Roque de Lima de Andrade, destaca que durante a pandemia da Covid-19 o Comitê participou ativamente para garantir uma atuação alinhada e sistêmica da cooperativa médica frente à doença, com gerenciamento de ações de enfrentamento à crise sanitária.

“O Comitê trabalhou constantemente com reuniões periódicas; segregação das áreas para atendimento dos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19; reestruturação hospitalar; contingência de recursos humanos; contratações emergenciais; aprimoramento, elaboração e implantação de documentos institucionais (protocolos, fluxos e instruções técnicas); abastecimento em larga escala de equipamentos e proteção individual (EPIs); treinamentos intensivos de saúde e segurança e acolhimento psicológico aos colaboradores”, relata Alessandra.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.