Hospital Universitário Evangélico Mackenzie completa 63 anos de serviços prestados à população

Fundado em 1959, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) completou 63 anos de atuação na segunda-feira, 5 de setembro. A data foi celebrada em um culto na capela da instituição, que está sob gestão do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) desde janeiro de 2019.

O culto em celebração aos 63 anos do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) contou com a pregação do reverendo Levy Oliveira, pastor da Igreja Presbiteriana da Silva Jardim, em Curitiba. “A razão de ser dessa casa de saúde é o paciente, aquele que precisa, aquele que está enfermo e o evangelho faz toda a diferença na vida de quem atende e também para quem é atendido”, apontou Oliveira.

“Acima de todas as dificuldades, acima de tudo, o dono desse hospital é o nosso Deus, e n’Ele depositamos nossa confiança. Cada um aqui faz o seu melhor, mas acima disso é o Senhor que mantém essa instituição. Podemos dormir em paz, pois sabemos que nós cumprimos a nossa parte e que Deus está cuidando de cada um de nós aqui dentro”, destacou o diretor-geral do HUEM, Rogério Kampa.

Participaram da cerimônia o presidente do Sínodo de Curitiba, presbítero Emannuel de Oliveira; o presidente da Cohab Curitiba, José Lupion Neto; a diretora da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar), Carmen Austrália Paredes Marcondes Ribas; o vice-diretor do HUEM, Tiago Tormen, o capelão do HUEM, Hilário Batista Silva; além da grande presença dos colaboradores do Hospital.

“Graças a muito trabalho, nós recuperamos a credibilidade do HUEM perante à sociedade curitibana, contamos com muitos apoiadores em diversos setores, como o José Lupion Neto junto à Prefeitura de Curitiba, entre tantos outros que querem o bem da nossa instituição”, disse Dr. Kampa.

Números

Pouco mais de três anos se passaram após o IPM assumir a gestão do HUEM, dos quais mais de dois anos em meio à pandemia de Covid-19, que afetou todos os cantos do planeta. O hospital foi um grande parceiro do município no enfrentamento da maior crise sanitária das últimas décadas.

Com área física de 22 mil m², distribuída em 8 andares, o HUEM conta com 475 leitos, dos quais 416 são destinados ao atendimento de pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) e 59 para atendimentos a convênios e particulares.

Desde 2019, foram mais de 6 milhões de vidas impactadas diretamente pelos atendimentos do HUEM: 100 mil cirurgias gerais, mais de 11 mil partos e cesáreas, 360 mil atendimentos de urgência e emergência, e mais de 1 milhão de consultas ambulatoriais.

São mais de 600 médicos e residentes credenciados, além de mais de 2 mil colaboradores. A Capelania da instituição conta com 10 pastores e cerca de 200 voluntários.

Reestruturação

Quando o IPM assumiu, a infraestrutura do hospital estava comprometida, com boa parte dos leitos desativados e sem os insumos básicos para o funcionamento. Desde então diversas melhorias foram implementadas a começar pela revitalização da fachada.

Novos ambulatórios, nova ala pediátrica, novo Pronto-Socorro, Unidade de Atendimento a Convênios, nova UTI Cirúrgica, Centro de Oncologia, Unidade da Mulher, novo Ambulatório Pediátrico, Banco de Multitecidos Humanos e nova Central de Esterilização foram implantados.

Em 2022 foi inaugurada a nova ala de queimados, especialidade em que o HUEM é referência, além da Unidade de Oftalmologia e Unidade de Dermatologia e Cosmiatria. Todas com equipamentos modernos para melhor atender à população.

Para o futuro, o próximo projeto que vai beneficiar a comunidade é o Centro Especializado de Reabilitação (CER), voltado para crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista. O novo espaço pretende oferecer serviços de reabilitação auditiva, visual e intelectual.

O atendimento vai incluir terapias em equipe multidisciplinar, apoio pedagógico e suporte à inclusão escolar e atividades de interesse como esportes, arte, robótica e programação.

“Independentemente de qualquer dificuldade, vamos continuar com nossa missão de assegurar saúde e bem-estar para as famílias que precisam de nosso hospital”, salienta o diretor-geral do HUEM.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.