Unimed Chapecó investe na formação de Técnicos em Enfermagem

Eliane Vieira, de 38 anos, aguardava uma oportunidade para atuar na área da saúde. Ela acompanhava o site da Unimed Chapecó (SC) e verificava com frequência as vagas disponíveis no link ‘Trabalhe Conosco’ e, desta maneira, ficou sabendo e se inscreveu para o Curso Técnico em Enfermagem. O projeto é inovador e uma excelente oportunidade profissional para colaboradores do Hospital Unimed e também para a comunidade.

Iniciaram a formação 35 alunos, sendo nove colaboradores que já atuavam na cooperativa médica, nas mais diversas áreas, e 26 profissionais selecionados no mercado de trabalho, que passaram a integrar a equipe da Unimed Chapecó por meio do estágio remunerado desde 24 de maio deste ano.

O curso terá duração de 18 meses e é subsidiado 50% pela Unimed Chapecó e 50% pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC). A formação técnica acontece junto à Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), sob a coordenação de curso da professora e enfermeira Karen Andrigue. A metodologia engloba aulas teóricas e práticas na universidade e capacitações constantes na estrutura da Unimed Chapecó.

Eliane era vigilante, mas resolveu sair do emprego de oito anos com carteira assinada para trabalhar como motorista de aplicativo. Mesmo mudando de carreira, permaneceu o sonho de se profissionalizar na área da saúde. “Na procura de emprego encontrei dois objetivos: me capacitar e atuar no setor. Essa oportunidade representa uma mudança total de vida e a realização de sonhos”, comenta.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O presidente da Unimed Chapecó e médico do trabalho, Dr. José Pegoraro Foresti, ressalta que a formação desses profissionais busca o atendimento integral das pessoas, nas diferentes fases da vida e também para suprir o déficit da demanda regional desta força de trabalho, visto que a região é referência em diversas especialidades médicas. “Há um campo enorme de atuação e cada vez mais o mercado precisará de profissionais capacitados nessa área. Exemplo disso é o futuro Hospital Unimed na Grande Efapi, que demandará, inicialmente, cerca de 300 novas contratações de técnicos de enfermagem. Fato que nos leva a pensar em ampliar o número de inscritos para turmas futuras”, antecipa.

“O início da formação simboliza que um sonho está se tornando realidade, pois a região requer um número expressivo de profissionais qualificados. Com essa parceria, temos um curso moldado com as características da cooperativa médica, que possui acreditação internacional”, enfatiza Dr. Foresti ao comentar que o cuidado de enfermagem jamais poderá ser substituído por máquinas.

Além de suprir a demanda atual de profissionais técnicos, a Unimed Chapecó tem um projeto de expansão. “O investimento em um curso de formação própria nos dá maior segurança e assertividade na composição do nosso time de colaboradores”, afirma a coordenadora da área de gestão de pessoas da cooperativa médica, Aline Fávero.

AULA INAUGURAL

“Enfermagem como prática social e os diversos campos de atuação profissional” foi o tema da palestra da professora Letícia de Lima Trindade, que marcou a aula inaugural do curso. Durante a explanação, a mesma abordou a história da enfermagem, a profissão como prática social, as dimensões do trabalho e os diversos espaços de atuação.

Letícia enalteceu que está orgulhosa em ver a concretização do curso, que é uma demanda da sociedade. “Os estudantes contarão com o suporte de uma universidade que se preocupa com toda a formação, dispõe de laboratórios e professores qualificados, que oferecem contribuições no campo da visão profissional. Queremos formar pessoas sensíveis às necessidades dos outros e que trabalhem de maneira diferenciada”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.