Unimed Chapecó reafirma compromisso com o desenvolvimento sustentável

O cuidado com as pessoas vai muito além da assistência médica. É pensar em qualidade de vida e no mundo que desejam para as próximas gerações. Com essa visão, a Unimed Chapecó (SC) promove e incentiva programas, projetos e ações que contemplem os aspectos econômicos, sociais e ambientais, que são a base da sustentabilidade para gerar benefícios efetivos ao desenvolvimento da sociedade.

Todo esse trabalho feito ao longo da trajetória da cooperativa médica resultou no reconhecimento com o Selo de Signatário 2021 por meio do Movimento Nacional ODS-SC. Com a avaliação máxima de seis estrelas – que indicam o número de compromissos ODS cumpridos – a conquista reafirma o compromisso da Unimed Chapecó com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com o engajamento na implementação da Agenda 2030.

“Diariamente precisamos ser melhores em nossas funções e mais criativos diante dos desafios. Contudo, a prestação de serviço com excelência e a implantação de novas técnicas e tecnologias precisam estar acompanhadas da gestão dos recursos naturais. A cooperativa que não contemplar a sustentabilidade em seus valores e em suas atitudes não terá futuro”, analisa o presidente da Unimed Chapecó e médico do trabalho, Dr. José Pegoraro Foresti.

Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. A agenda representa um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, além de buscar fortalecer a paz universal.

Na agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

A assistente social da Unimed Chapecó, Vanessa da Rosa, explica que o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, em que a cooperativa médica faz parte, é um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico. A finalidade é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos catarinenses. “Buscamos juntos construir uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.