Unimeds usam IA para reduzir o absenteísmo

Unimed Tubarão faz uso de sistema para confirmação de consultas e exames

Não há dúvidas de que a tecnologia empregada na saúde tem mudado – e para melhor – a gestão de clínicas, consultórios e hospitais do país. Cada vez mais, desenvolvedores criam soluções e alternativas para conter problemas que afetam a rotina administrativa das empresas ou causam custos que podem ser revertidos em lucro ou economia.

Uma dessas tecnologias é atribuída à confirmação de presença para consultas e exames, e reduz um problema que consome tempo dos gestores. Trata-se do sistema de confirmationCALL que é utilizado por cerca de 10 Unimeds de todo país. Uma delas, a Unimed Litoral, em Santa Catarina, viu aumentar de 36% para 90% a taxa de confirmação de pacientes nas consultas realizadas pelos serviços próprios da cooperativa. “O contato com o cliente passou a ser feito via WhatsApp, o que traz agilidade para tomada de decisões quando ele responde que não poderá comparecer à consulta. Para esses casos, imediatamente encaixamos outro paciente e aproveitamos integralmente a nossa agenda”, conta Davi Pinto, gerente de Atenção Integral à Saúde. A solução empregada foi desenvolvida pela startup Nina Tecnologia, que também ajudou a Unimed Grande Florianópolis a resolver um problema que representava, na época, 12% das suas perdas de receita.

Realidade na saúde

Não é comum clínicas, hospitais e consultórios médicos se depararem com a falta de pacientes diariamente, situação que consome entre 20% e 30% dos desafios na gestão assistencial. Na Unimed Alto Vale, por exemplo, alguns fatores justificavam a falta de pacientes, sendo o esquecimento e os imprevistos os mais comuns entre eles. A ausência  também prejudica o atendimento médico a outras pessoas que aguardam disponibilidade para suas consultas ou exames, o que gera uma longa fila de espera, responsável pelas principais queixas de pacientes e que foi resolvida com a ajuda da startup. A Unimed Taubaté também passou pelo mesmo problema e automatizou o sistema de confirmação de presença, em março de 2020. Além dela, outras 80 empresas de saúde de todo Brasil fazem uso do sistema criado pela Nina que, em três anos, já confirmou mais de 10 milhões de exames e consultas.

Sistema automatizado

A partir de um breve cadastro feito pelo atendente com o paciente, contendo nome, e-mail ou número de telefone, o sistema de confirmação entra em contato com a pessoa para lembrá-la sobre o dia e hora agendados. A sequência de mensagens enviadas, a partir da data de agendamento até o dia da consulta ou do exame, é automatizada e definida previamente, sem exigir qualquer intervenção humana. Os lembretes são enviados via e-mail, SMS ou WhatsApp e as mensagens são personalizadas. A opção de ligação telefônica também pode ser utilizada, caso o paciente prefira ser lembrado dessa maneira, e recursos de inteligência artificial convertem texto em fala. “A mão de obra que era manual passa a ser automatizada para ajudar o prestador de serviço a se relacionar com o paciente e aproveitar melhor a sua equipe, tirando-a do processo de confirmações manuais”, comenta o diretor executivo de Nina Tecnologia, Roberto Dozol.

Desde que a Unimed Tubarão, outra cooperativa que faz uso de confirmationCALL, passou a adotar o serviço foram realizadas cerca de  225  mil confirmações e convertidos 30 mil agendamentos em novas consultas. A cooperativa também percebeu aumento na presença de pacientes e Nina tem evitado que 40% das pessoas faltem às consultas e aos exames, uma média de 4 pacientes a cada 10 agendamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.