Utilidade vs Propriedade: por que comprar se podemos alugar?

534

Existe uma velha regra de ouro que recomenda comprar recursos apreciáveis e usar a locação para recursos depreciáveis. Em vez de empatar capital em ativos de rápida depreciação tecnológica, é possível pagar o ativo ao mesmo tempo que aproveita os benefícios do seu uso.

Pagar pelo tempo de uso de um bem está cada vez mais comum no dia a dia das pessoas, seja transporte, filme, música, entre outros serviços. Esta forte tendência atinge definitivamente o mercado corporativo, fazendo com que as empresas – incluindo as da área de saúde – busquem cada vez mais esta alternativa em razão dos benefícios agregados.

Assegurar a produtividade e simplificar a atualização tecnológica eram desafios das organizações até pouco tempo atrás. “A locação permite à instituição de saúde evoluir e crescer, já que é uma forma muito inteligente de acessar a tecnologia requerida, independentemente da área, seja ela clínica, TI ou facilities. Além de permitir uma série de benefícios claros, a locação comporta sempre processos rápidos e simples”, explica Weslley de Lelis, Sales Manager da GRENKE, grupo alemão especialista em locação de ativos com mais de 40 anos de mercado.

“A locação permite à instituição de saúde evoluir e crescer, já que é uma forma muito inteligente de acessar a tecnologia requerida”. Weslley de Lelis, Sales Manager da GRENKE

Um dos benefícios mais favoráveis é a manutenção da liquidez. Segundo Weslley, as empresas podem usufruir da atualização tecnológica com rentabilidade, mantendo suas contas controladas, sem a necessidade de uma entrada, e com mensalidades fixas e programadas do aluguel até o final do período de locação, normalmente atrelado à vida útil do equipamento alugado. “E sabendo da depreciação dos itens ao longo do tempo, esta opção é, sem dúvida, extremamente favorável para qualquer empresa”, garante.

A locação permite, ainda, o upgrade das soluções tecnológicas durante o período da locação, o que traz ainda mais vantagens no alcance da competitividade e da inovação, algo que todas as organizações estão sujeitas e procuram com regularidade.

A GRENKE oferece a locação de uma forma inteligente, com acompanhamento personalizado em todas as fases do processo. Através de operações simples e rápidas, adaptadas a cada empresa, possibilita ao cliente entender a eficácia do modelo, longe dos processos de aquisição tradicionais, com benefícios claros em termos de decisão.

Talvez a vantagem mais expressiva em alugar ao invés de comprar seja a oportunidade de as empresas, ao pagarem a despesa da locação em prestações mensais, preservarem seu capital e suas linhas de crédito para investir em objetivos estratégicos ao negócio. “Toda a cadeia se beneficia com esta solução. O fornecedor recebe suas vendas à vista, enquanto o cliente pagará mensalmente pelo uso, facilitando a atualização ou renovação tecnológica constante dos equipamentos”, explica, por sua vez, Marcio Vidal, Managing Director da GRENKE.

TENDÊNCIA MUNDIAL

Em vez de pagar pela posse, alugar e pagar apenas pelo uso. Esse conceito chegou definitivamente ao segmento B2B e tem movimentado empresas no mundo todo, fazendo-as trocar uma parte dos gastos operacionais por um modelo de custo programado.

Mesmo com todos os benefícios, ainda há uma certa resistência a mudanças. As empresas, principalmente no Brasil, precisam quebrar o paradigma, trocar a ideia de ser dono por ser usuário. A transformação é algo que leva tempo, mas quando os benefícios são colocados na ponta do lápis, não tem como continuar com o modelo de propriedade.

Existem inclusive custos que não são levados em conta na hora de uma compra, como o descarte correto dos equipamentos, sendo que no segmento médico-hospitalar isso é ainda mais crítico e oneroso. Optar pela locação no lugar de contrair um financiamento para adquirir um equipamento pode melhorar o fluxo de caixa e reduzir o impacto fiscal.

“Outra importante razão para considerar a locação é que ela permite à empresa poupar tempo de inatividade do aparelho antigo quando há necessidade de reparo”, reforça Weslley.

RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA

Substituir um desktop após três anos é mais eficiente ao nível de custo do que mantê-lo por um período mais longo. Isso acontece porque as economias no valor do hardware são compensadas pelo aumento do custo de manutenção, suporte técnico e tempo de inatividade devido a falhas relacionadas ao equipamento. O mesmo conceito se aplica a diversos outros aparelhos, inclusive médico-hospitalares.

Para negócios afetados frequentemente por mudanças tecnológicas ou pelo aparecimento de novos equipamentos, a locação permite simplificar e minimizar os custos de aquisição de novos aparelhos que, em breve, estarão desatualizados e obsoletos. No final do contrato, eles podem ser devolvidos à GRENKE e substituídos pela versão mais atual.

PARCEIROS

Os fabricantes que incluem a locação na sua oferta ampliam suas possibilidades de negócios, porque oferecem uma opção vantajosa aos clientes. Pensando em seus parceiros, a GRENKE lançou, em janeiro último, o GRENKE BUSINESS PARTNER, que propicia vários benefícios aos participantes do canal, como treinamento contínuo, suporte de marketing e comunicação, condições especiais e atendimento personalizado.

“Elaboramos uma metodologia simples para o parceiro incorporar a locação às suas ofertas, o que ampliará as possibilidades de novos negócios”. Marcio Vidal, Managing Director da GRENKE

“Elaboramos uma metodologia simples para o parceiro incorporar a locação às suas ofertas, o que ampliará as possibilidades de novos negócios”, informa Vidal. A empresa desenvolve modelos específicos de parcerias para fabricantes, distribuidores, revendas e integradores.

“Essa característica da economia de um futuro que já vivenciamos impõe mudanças rápidas. Atuamos para proporcionar soluções formatadas para empresas que pensam à frente, trazendo aos canais a competitividade para manter lucros, e oferecer melhorias para os clientes”, salienta Vidal.

Ainda segundo ele, esse inovador modelo de negócio favorece a GRENKE e os canais que incorporam a locação em seu portfólio, expandindo a oferta e as oportunidades de crescimento nos resultados. “Provocamos os parceiros a olharem o mercado do futuro e se anteciparem, sabendo que, só assim, com essa garra por adotar o disruptivo, é que o canal se manterá atuante e com os resultados esperados”, frisa.

EXPANSÃO

A GRENKE se adaptou muito bem ao mercado nacional desde o início de suas operações no Brasil, em 2012, e nos últimos anos vem mantendo um forte ritmo de crescimento, atendendo clientes de diversas verticais de negócio. Além da área de saúde, atua também nos segmentos de TI, telecom e segurança, entre outros.

Dentre várias novas estratégias, Vidal destaca o projeto de expansão para 2020, que prevê a abertura de duas filiais, sendo uma em Barueri, região que coloca a companhia em um dos mais importantes polos empresariais do país, e outra em Curitiba, impulsionando o desenvolvimento da região Sul.

“Nosso objetivo para consolidar a cobertura e a capilaridade no território nacional conta com a abertura de novas filiais nos próximos anos”, conta Vidal, acrescentando que as expectativas para o Brasil são positivas.

Com a locação, a GRENKE oferece uma alternativa acessível e fácil de compreender, permitindo às empresas satisfazerem as suas necessidades de atualização ou de acesso a novas tecnologias. Os equipamentos a partir de R$ 5.000,00 estão disponíveis para locação e os prazos acompanham a vida útil do item locado. “Procedimentos bem estruturados são delineados de forma a permitir que o processo de locação se desenvolva de forma rápida e que facilite a vida dos clientes”, conclui Weslley, que se coloca à disposição através do e-mail wlelis@grenke.com.br.

Para informações e simulações, consulte:
Telefone: (11) 97545-9764
E-mail: adilson.grenke@gmail.com

Deixe seu comentário