Covid-19 e a importância do uso de espaçadores nos dispositivos inalatórios

Infecções respiratórias sempre foram frequentes em instituições de saúde, demandando grande e dedicado empenho das equipes na prevenção. Porém, atualmente, devido à Covid-19, esses cuidados precisaram ser redobrados.

A terapia inalatória tem papel fundamental no tratamento de doenças pulmonares, sendo a via respiratória a principal forma de administração de medicamentos. Assim, o sistema respiratório representa uma excelente opção para a terapia medicamentosa, já que a deposição alveolar permite rápida absorção pela circulação, reduzindo a entrada no trato intestinal e evitando efeitos colaterais.

De acordo com orientação do Comitê Operacional de Saúde (COE), diante da pandemia do Sars-CoV-2, o uso de nebulizador deve ser evitado a fim de prevenir a contaminação por formação de aerossóis pela tosse. Dessa forma, deve-se dar preferência a utilização de espaçadores com broncodilatadores e com inaladores dosimetrados (MDI), também conhecidos como bombinhas.

Auxiliando as equipes assistenciais quanto ao uso correto e racional dos medicamentos, os espaçadores facilitam a administração de corticosteroides inalatórios e broncodilatadores de longa duração em tratamentos profiláticos, melhorando a deposição pulmonar da droga.

Diversas evidências apontam para a efetividade do uso de espaçadores em broncodilatadores de curta duração. Estes dispositivos são capazes de evitar possíveis erros na técnica de administração entre a ativação do jato e a inspiração em pacientes com dificuldades motoras ou de coordenação.

Para otimizar a técnica de inalação do medicamento em spray, a Dorja apresenta ao mercado o espaçador bi-valvulado Medicate. Um dispositivo com design inovador e tecnologia avançada, ideal para aumentar a eficácia dos medicamentos utilizados no tratamento da Covid-19, pneumonia, asma, bronquite e outras doenças respiratórias.

Indicado para uso individual adulto e infantil, pode ser utilizado com máscara ou diretamente no bocal, melhorando a coordenação para inspiração, diminuindo a deposição na orofaringe e aumentando a deposição pulmonar. O espaçador acompanha ainda uma máscara, disponível para escolha em três tamanhos: pequena, média ou grande.

Portátil, leve e fácil de usar, o espaçador bi-valvulado Medicate possui câmera com capacidade de 250 ml, encaixe universal compatível com a maioria dos medicamentos em spray do mercado e bocal com válvula unidirecional em silicone, que evita o desperdício da medicação.

Central de vendas: (11) 3872-4266

E-mail: vendas@jamir.com.br

Site: www.medicate.com.br

Redação

Redação

4 thoughts on “Covid-19 e a importância do uso de espaçadores nos dispositivos inalatórios

  1. E qual a forma certa de usar? Puxa o remédio e segura 10 segundos ou respira direto sem prender o ar? Estou com covid já terminando a pior fase, a médica mandou usar, porém, no manual ensina de uma forma, a doutora falou outra… queria saber a forma certa de fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.