O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi celebrado na última quinta-feira (17) no Vera Cruz Hospital com muito orgulho. Para o atendimento aos pacientes com Covid-19 em Campinas (SP), foi criado o Centro Dedicado de Atendimento para os casos do novo Coronavírus, nas instalações do Vera Cruz Casa de Saúde. O espaço foi preparado, com adaptação física, aquisição de novos equipamentos e treinamentos da equipe dedicada para oferecer o melhor acolhimento, diagnóstico e tratamento, com atenção contínua à manutenção da qualidade e segurança do atendimento aos pacientes, seus familiares e aos profissionais. A equipe na linha de frente no combate à doença é composta por mais de 250 profissionais. Juntos, já foram responsáveis por mais de 400 altas de pacientes acometidos pela Convid-19. Em razão da pandemia, o tema deste ano foi “Segurança dos Trabalhadores da Saúde: uma prioridade para segurança do paciente”.
A data tem como representação a cor laranja e foi criada em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Neste ano, homenageamos de forma especial os profissionais de saúde que diariamente lutam para tornar o cuidado de saúde mais seguro e acolhedor. Foi um dia de cor, de fotos e alegria, com atitudes seguras e sem aglomerações, mas com muita emoção afinal, somos ‘Todos pela segurança de todos”, explica a Gerente Qualidade e Segurança Paciente, Claudia Matias.
Ainda de acordo com a gerente, a discussão trata da excelência em gestão de pessoas que começa nos bastidores do hospital. “Tivemos diversos diferenciais no cuidado com os nossos colaboradores, desde a entrega de EPIS. Temos que cuidar de quem cuida. O paciente só estará seguro se o profissional da saúde estiver. Nós respeitamos as pessoas e para gerar uma experiência de qualidade para o nosso paciente, cuidamos primeiro do nosso colaborador”, reforça. As ações aconteceram no Vera Cruz Hospital, Vera Cruz Casa de Saúde, Centro Médico São Camilo, clínicas externas, oncologia e oftalmologia.