Artigo – O paciente no centro do cuidado hospitalar

243

A expressão “saúde baseada em valor” tem sido amplamente utilizada nas discussões sobre eficiência assistencial e sustentabilidade. Porter, em seu livro “Redefining Health Care”(2006), definiu valor em saúde como os resultados obtidos diante dos recursos investidos para alcançá-los.

O sistema de saúde está em plena transformação. Buscamos modelos cada vez mais centrados no paciente, a assistência à beira-leito, em consonância com a educação e pesquisa. Isso vem transformando o cuidado entregue. Com isso, a enfermagem consolidou seu papel articulador e focado na qualidade e segurança dos processos, respeitando as preferências dos pacientes e família, gerando, assim, uma experiência diferenciada.

Tudo isso é somado a um ecossistema que busca a qualificação e integração dos dados, por meio da tecnologia e inteligência artificial, como apoio ao processo decisório da gestão em saúde. A prática assistencial baseada em evidências e o acompanhamento metódico dos resultados são fundamentais para enfrentar os desafios da saúde no futuro.

Neste cenário, a ideia é que o paciente seja cada vez mais o protagonista do seu cuidado e a geração de valor pelas instituições esteja no centro da gestão da saúde.

Nós, do Hospital Moinhos de Vento, em mais de noventa anos de história, temos como propósito cuidar de vidas e voltamos nosso modelo de gestão para esta lógica. O modelo assistencial sólido centrado no paciente é um dos principais diferenciais do nosso hospital, o que tem permitido atingir resultados de destaque na área assistencial.

Ele se baseia em estrutura e processos robustos, alicerçados pelo cuidado pautado nas melhores evidências científicas, e focado nas linhas de cuidado institucionais. O objetivo é entregar a melhor prática profissional para o paciente, família e comunidade. A missão, visão e valores institucionais ganham vida para alcançar as metas estabelecidas e consolidam nossa instituição como um dos cinco hospitais de excelência do país.

Vania Röhsig é superintendente assistencial do Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre/RS), palestrante do 4º Encontro Catarinense de Enfermagem, promovido pelo Hospital Dona Helena (Joinville/SC)

Deixe seu comentário