Infarto – Antes, Durante e Depois: Quebrando Mitos

532

O médico André Gasparoto, cardiologista e coordenador da Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica do Hospital BP, unidade hospitalar da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, lançará o livro “Infarto – Antes, Durante e Depois: Quebrando Mitos”, no dia 1º de março, às 19h, na livraria Saraiva, no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo (SP).

O aumento da expectativa de vida é um fenômeno que vem chamando cada vez mais a atenção dos especialistas, em especial dos cardiologistas, uma vez que as doenças do coração são principal causa de morte no Brasil. Entre elas, o infarto é a segunda maior ocorrência, perdendo apenas para o acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com o Ministério da Saúde.

Dentro desse cenário o livro “Infarto – Antes, Durante e Depois: Quebrando Mitos” relata com precisão como o atendimento a vítimas de infarto agudo do miocárdio tem mudado consistentemente nos últimos anos como, por exemplo, os esforços de humanização dos ambientes de UTI, nas quais progressivamente o isolamento passa a dar lugar ao convívio com os familiares, ainda que com determinado nível de controle. O cliente grave, fragilizado pela doença e sofrimento, necessita de apoio e o livro se embrenha pela jornada de quebra de paradigmas ultrapassados e mostra como o atendimento aos clientes infartados evoluiu nos últimos anos, além de trazer a experiência pessoal do autor, cujo pai foi acometido por um infarto.

Publicado pela editora Manole, a obra apresenta uma terminologia compreensível, visando desfazer mitos em relação à condição e suas consequências. Trata-se de um conteúdo voltado para o público não médico (leigo) e que foi baseado nos anos de vivência do autor nas Unidades de Terapia Intensivas convencional e cardiológica do Hospital BP, unidade hospitalar da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A renda obtida com a venda dos livros será revertida para um abrigo de idosos no interior de São Paulo.

Deixe seu comentário