Rio de Janeiro atinge maior meta de vacinação dos últimos anos

1112

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro atingiu 92% do público-alvo na campanha de vacinação contra a gripe. Essa é a maior marca alcançada nos últimos anos no estado do Rio de Janeiro e a terceira vez desde 2012 que o número ultrapassa 90%.

O número só foi conquistado após diversas ações da SES para estimular a população, como a prorrogação da campanha, postos volantes e a divulgação nos veículos de comunicação.

Para o secretário de estado de Saúde, Edmar Santos, o estado alcançou a meta por ter mobilizado as equipes para conscientizar a população. “Além da vacina oferecida nos postos municipais, promovemos também eventos de vacinação volante para estimular a imunização contra a gripe. Percorremos locais como estações de BRT, shoppings, rodoviárias e estações do metrô. Essas ações serviram como alerta”.

Prorrogação da campanha

Por conta da baixa procura pela vacina, a SES precisou ampliar o fim da campanha por mais 15 dias, já que em 31/05 – último dia previsto para a 21ª Campanha Nacional – apenas 83,09% da população havia se vacinado.

Depois do fim da campanha, no dia 15 de junho, a população fora do público-alvo pode se vacinar enquanto houver a disponibilidade  em estoque.

Alexandre Chieppe, médico da SES, destaca a importância da imunização contra a gripe. “O inverno é época de maior ocorrência de casos. Por isso, a população precisava buscar proteção com as vacinas nos postos. Ela é importante porque ao receber a dose a pessoa já fica imunizada contra três vírus da doença, inclusive o H1N1, além de ser segura e gratuita”, explica.

A superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES informa que foram notificados, em 2019, 142 casos de influenza, com 35 óbitos. Em 2018, foram registrados 233 casos de influenza, com 30 óbitos.

Deixe seu comentário