1º Simpósio de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Catarina reúne últimas novidades da especialidade

No dia 23 de outubro, o Hospital Santa Catarina – Paulista irá realizar o 1º Simpósio de Cirurgia Robótica, que será online e gratuito aos interessados. O evento é direcionado a médicos, enfermeiros e profissionais de saúde, e será dividido em quatro módulos diferentes que irão contemplar as seguintes especialidades: Ginecologia, Urologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Enfermagem na Cirurgia Robótica.

A Cirurgia Robótica trouxe um avanço para a Medicina e abriu um novo leque de possibilidades para a realização de procedimentos complexos, aprimorando a segurança e o cuidado prestado ao paciente. Por meio deste recurso, a recuperação do paciente operado pode ser até duas vezes mais rápida. O risco de infecção também é inferior, assim como a possibilidade de dores e sangramentos.

Com este tipo de equipamento, áreas de difícil acesso podem ser alcançadas com maior facilidade devido a versatilidade dos mecanismos que compõem o equipamento. A visão (que pode ser tridimensional) e as condições ergonômicas também são mais favoráveis para o trabalho do cirurgião. Outra vantagem importante é um programa com inteligência artificial, que utiliza um sistema de compensação para corrigir eventuais tremores nas mãos do médico responsável pelo procedimento.

O Hospital Santa Catarina – Paulista iniciou o Programa de Cirurgia Robótica em 2018, com a aquisição do robô Da Vinci Xi. Desde então, já foram realizados 856 procedimentos na Instituição. Além da aquisição do robô, o hospital investiu também na capacitação de médicos para operar o aparelho, por meio de treinamentos e cursos, e conta hoje com mais de 25 cirurgiões certificados, em diversas especialidades.

Para aqueles interessados no evento, mais informações estão disponíveis no hotsite do evento – www.simposiodecirurgiarobotica.com.br -, que conta com detalhes sobre os tópicos que serão abordados em cada módulo, um perfil de todos os palestrantes e dados informativos sobre a relevância desta tecnologia para o setor de saúde. As inscrições e a transmissão do evento acontecem pelo hotsite, que também pode ser acessado por meio do site do hospital: redesantacatarina.org.br/hospital/santacatarina-paulista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.