2020: O ano da miopia

Estudo realizado na China com mais de 120 mil crianças entre 6 e 13 anos, avaliando exames após o lockdown de cinco meses em 2020, mostra que em comparação aos anos anteriores o isolamento aumentou 400% a prevalência de miopia em crianças com 6 anos de idade. Nos participantes com 7 anos o aumento foi de 200% e aos 8 anos de 40%.

A análise, publicada na revista JAMA Ophthalmology, faz parte de uma pesquisa longitudinal que vem sendo coordenada desde 2015 por Jiaxing Wang e que aponta que a miopia, dificuldade de enxergar a distância, é o efeito mais expressivo para a saúde dos olhos durante a pandemia do novo Coronavírus.

A China, seguida por outros países asiáticos, foi a primeira a vivenciar o grave surto do vírus e começar a fechar escolas e impor o confinamento domiciliar, além de ser a primeira (até onde se sabe) a relatar as possíveis consequências dessas ações sobre a miopia, particularmente em um início precoce.

As medidas de quarentena foram e ainda são importantes e é a nossa melhor aposta para reduzir a propagação do vírus. No entanto, é preciso considerar um planejamento cuidadoso das atividades internas e, de preferência, não restringir as brincadeiras ao ar livre em crianças pequenas. Isso pode ajudar a controlar uma onda de miopia durante o confinamento.

Fonte: Wang J, Li Y, Musch DC, et al. Progressão da miopia em crianças em idade escolar após o confinamento domiciliar COVID-19. JAMA Ophthalmol. Publicado em 14 de janeiro de 2021. doi: 10.1001 / jamaophthalmol.2020.6239 jamanetwork.com/journals/jamaophthalmology/fullarticle/2774806

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.