Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade chega aos 40 anos como referência em atenção primária à saúde

No ano em que comemora 40 anos de história, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) quer fazer desse momento festivo o marco de uma nova era em sua atuação. Para tanto, vai reunir convidados num evento neste sábado (4), no Rio de Janeiro (RJ), que terá na programação uma palestra com o teólogo, escritor e filósofo Leonardo Boff sobre vida e sustentabilidade, além de painéis sobre as conquistas e realizações da entidade nas últimas quatro décadas e perspectivas de futuro.

Reconhecida como a especialidade voltada à atenção primária, a medicina de família e comunidade exerce a função da integralidade no atendimento à saúde do cidadão. A atuação desse especialista vai além das doenças, ela é delineada por uma visão holística que considera o contexto biológico, psicológico e social na experiência de vida da pessoa. O cuidado é pautado nas competências preventivas e terapêuticas do contexto que envolve a pessoa, bem como sua família e a comunidade em que vivem. É um especialista em gente, não apenas em um órgão ou faixa etária. Ele olha as pessoas como um todo, no seu contexto, e consegue avaliar o que é mais saudável e sustentável, para cada uma, de forma individualizada.

Nos últimos dois anos, o número de médicos de família e comunidade cresceu 30% no Brasil segundo a SBMFC. São mais de sete mil especialistas em atuação e esse contingente tende a crescer ainda mais. A entidade defende que o país precisa de pelo menos 70 mil médicos nessa especialidade para ampliar as ações de medicina preventiva, o controle de doenças crônicas e cuidados paliativos. A expansão desse alcance pode representar ainda uma redução dos gastos ao evitar exames, procedimentos e hospitalizações sem necessidade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, até 85% dos problemas de saúde da população podem ser resolvidos na atenção primária, um setor que oferta atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade. Os conceitos de responsabilidade e sustentabilidade perpassam a trajetória da SBMFC nas últimas quatro décadas, que se mistura com a própria história do Sistema Único de Saúde (SUS).

No evento desde sábado, a entidade reflete sobre as conquistas dos últimos 40 anos, entre elas o crescimento dos médicos da especialidade e o envolvimento cada vez maior nas estratégias de saúde, tanto na esfera pública quanto privada. Para os próximos 40 anos, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade vislumbra uma atuação ainda mais ampla e atesta que todas as tendências apontam para o fortalecimento da medicina de família, com mais médicos habilitados e atuantes.

40 anos da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

4 de dezembro – abertura às 9h

Hotel Windsor Marapendi (Av. Lúcio Costa, 5.400 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)

10h – Palestra com Leonardo Boff

11h às 12h30 – Painel sobre a linha do tempo da SBMFC

14h30 às 18h – Painel sobre as perspectivas para os próximos 40 anos da SBMFC

18h – Homenagens e cerimônia de encerramento

19h – Coquetel

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.