O médico ortopedista, especialista em cirurgia do joelho, Dr. Marcos Cortelazo, acaba de realizar a primeira cirurgia robótica ortopédica, para a substituição de joelho por uma prótese, da Rede D’Or São Luiz, em São Paulo, no Hospital São Luiz, unidade Itaim. O procedimento foi executado, na segunda-feira (14) com a ajuda do robô ROSA® Knee System, desenvolvido pela empresa americana Zimmer Biomet.
Os sistemas robóticos, como o robô ROSA®️ Knee System, auxiliam o cirurgião na realização da Artroplastia Total do Joelho (ATJ), garantindo mais precisão à cirurgia. “Substituímos uma articulação desgastada e deformada que além de dor, apresentava grande limitação de movimentos, por uma prótese que restabelece a mobilidade e o alinhamento correto do membro do paciente”, explica o médico.
O paciente convivia há mais dez anos com a artrose no joelho e buscava uma alternativa para melhorar a qualidade de vida. A doença articular, conhecida como osteoartrite, acomete de 10% a 15% da população mundial acima de 60 anos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo Cortelazo, o robô ROSA® Knee System possui recursos que avaliam em tempo real o estado da articulação, bem como a sua geometria e alinhamento, permitindo maior precisão nas ressecções ósseas e favorecendo o melhor posicionamento do implante.