Já estão abertas as inscrições para os trabalhos científicos do 42º Congresso de Cardiologia da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A data limite para o envio dos projetos é 20 de março.
O autor poderá escolher uma das três opções de premiação, na área médica: ‘Prêmio Jovem Pesquisador Josef Feher’, cujo tema livre deve ser inscrito por um primeiro autor médico, com idade menor ou igual a 35 anos, completados até a data do Congresso; ‘Prêmio Melhor Pesquisa Básica Cantídio de Moura Campos Filho’, com tema que inclua em sua metodologia aplicação de ciência básica, e ‘Prêmio Melhor Pesquisa Clínica Luiz Veneré Decourt’, abordando medidas diagnósticas e técnicas terapêuticas já aprovadas e incorporadas à prática clínica da Cardiologia na área médica.
Seguindo uma tendência internacional, a SOCESP adotou a política de valorização do formato poster para apresentação dos temas livres, que serão exibidos no Congresso. Os interessados em participar deverão selecionar uma das dezenove categorias médicas disponíveis para enquadrar seus trabalhos: Eletrocardiografia, Arritmias e Eletrofisiologia; Aterosclerose e Dislipidemias; Cardiologia do Esporte; Cardiologia Intervencionista; Cardiopediatria; Cirurgia Cardiovascular; Hipertensão Arterial; Métodos Diagnósticos por Imagem; Ergometria e Reabilitação; Doença Arterial Coronária; Cardiogeriatria; Síndromes Coronárias Agudas e Emergências Cardiovasculares; Cardiomiopatias e Doenças do Pericárdio; Valvopatias; Insuficiência Cardíaca; Doenças da Aorta e Arterial Periférica; Perioperatório em cirurgia não cardíaca; Prevenção Cardiovascular e Relato de Casos (somente no formato pôster). Ou eleger uma das oito categorias interdisciplinares: Educação Física; Enfermagem; Farmacologia; Fisioterapia; Nutrição; Odontologia; Psicologia e Serviço Social. Ainda há as opções categoria Acadêmicos ou categoria Pesquisa Básica (em Fisiologia Cardiovascular, Biologia Molecular e Genética, Farmacologia e Imunologia Cardiovascular).
“É importante que os concorrentes escolham atentamente a categoria que mais se relaciona com o fundamento de seu estudo”, alerta o coordenador dos temas livres do Congresso, Roberto Giraldez. Para ele, a atividade de pesquisa é um enorme estímulo para a boa prática clínica. “Ela mobiliza o médico para que se mantenha sempre atualizado e desenvolva uma atitude crítica mais aguçada frente ao exercício diário da medicina”.
Ainda de acordo com o coordenador, tradicionalmente, o Congresso da SOCESP valoriza a sessão temas livres. “E o resultado apresentado é sempre o melhor da produção científica na área cardiovascular no Brasil”, diz. “A SOCESP se preocupa em cumprir seu papel de incentivar jovens pesquisadores com o objetivo de democratizar a pesquisa no Brasil que, no futuro, possa ampliar, desenvolver capacidades e auxiliar no controle e tratamento das doenças cardiovasculares, que matam 400 mil pessoas todos os anos”.
Premiação
A SOCESP premiará os primeiros e segundos lugares nas categorias ‘Jovem Pesquisador’, ‘Melhor Pesquisa Básica e Melhor Pesquisa Aplicada’, bem como o primeiro e segundo colocados na classificação geral dos departamentos, o ‘Prêmio Mérito Interdisciplinar’. “Esta premiação estimula o desenvolvimento e a inscrição de estudos importantes, com potencial de aplicação na prática clínica e cardiológica”, lembra o presidente do Congresso, Walter Gomes, que alerta: “o prazo para o envio dos trabalhos não será prorrogável e findará em 20 de março”.
Mais informações e regulamento poderão ser obtidos diretamente no site da SOCESP: socesp.org.br.