O Hospital Mãe de Deus (HMD), de Porto Alegre (RS), tem apostado em medicina do futuro e transformação digital. Em agosto do ano passado, investiu em uma plataforma de telemedicina na qual os pacientes podem agendar consultas e exames, manter um histórico dos laudos recebidos e ter a saúde monitorada pelas linhas de cuidado do HMD. Chamado Mãe 360°, o aplicativo já registrou mais de 9,7 mil downloads nas lojas Apple e Google, onde pode ser baixado gratuitamente.
O projeto do app levou o Chief Information Officer (CIO) da Associação Educadora São Carlos (AESC), Fabrício Dhein, a receber, neste mês, o Prêmio CIO Destaque Educação e Saúde 2022, em evento organizado pelas empresas 4Network e 4Network – Portal IT4CIO. A láurea costuma ser entregue a um executivo de TI que se destaca em liderança e inovação dos setores.
Dhein, que trabalha na AESC, mantenedora do HMD, desde 2016, foi o escolhido dentre cinco finalistas de todo o país. Com formação em Ciência da Computação e experiência na área de desenvolvimento de sistemas, análise de sistemas, segurança da informação e gestão, foi ele o responsável pela equipe que trabalhou três meses para colocar o app – desenvolvido por uma empresa parceira – em pleno funcionamento.
“Essa premiação é um reconhecimento ao caminho de transformação digital que temos trilhado no Hospital e a toda nossa equipe de Tecnologia e Soluções (TS). Com a criação do app Mãe 360°, o objetivo era oferecer uma ferramenta que facilitasse ainda mais a vida dos nossos clientes, dando autonomia para que cuidassem da própria saúde, com foco no bem-estar de quem utiliza os serviços do Mãe de Deus”, diz Dhein.
Diretor-geral do HMD, Rafael Cremonese diz que faz parte do propósito do Hospital estar sempre buscando aquilo que leve a uma melhor jornada do paciente no Mãe de Deus: “O app foi uma de nossas grandes entregas neste sentido em 2021. É muito gratificante ver o profissional que liderou esse projeto ser reconhecido por isso”.
App Mãe 360° e o novo sistema de acessos
Em 11 de abril, entrou em funcionamento, no Acesso 1 do Hospital (Avenida José de Alencar, 286), um novo modelo de gestão e controle de acessos, integrado ao Mãe 360°. A novidade busca oferecer mais autonomia para o cliente, proporcionando agilidade e inovação na chegada ao HMD.
O cliente que tem o App Mãe 360° instalado pode realizar um pré check-in antes das consultas ou exames marcados, por meio do aplicativo Mãe 360º. Concluída esta etapa, ele recebe um QR Code que permite o seu acesso ao hospital. Todas as catracas do HMD foram trocadas para permitir a leitura desse código. Quem não tem o App pode realizar o procedimento em totens de autoatendimento que estão disponíveis próximo às catracas.