Atuação de enfermeiros dentro do meio corporativo

No dia 12 de maio é o Dia do Enfermeiro e, inevitavelmente, associamos a profissão a hospitais e clínicas. Mas o campo de atuação desse profissional pode ir muito além desse meio. Uma das tendências tem sido a busca por vagas em empresas ligadas à área de saúde, de modo que os conhecimentos sejam aplicados em diferentes setores.

A Coloplast, empresa dinamarquesa que desenvolve produtos para pessoas com necessidades íntimas de saúde (como bolsas de estomia, cateteres urinários e curativos de alta tecnologia), conta com enfermeiros atuando em diversas áreas, como vendas, marketing e atendimento ao usuário. Quase 60% do quadro de colaboradores da subsidiária brasileira é composto por profissionais formados em enfermagem. “Conhecimentos em finanças, inglês, excel, power point e análise de dados, por exemplo, são bem-vindos. Ainda assim, caso o candidato não os tenha, mas apresente interesse genuíno em aprender, proatividade e adaptabilidade, aqui podemos ensinar”, revela Mariana Rocha, gerente de Pessoas e Cultura na Coloplast. Quem se interessar em trabalhar na empresa, pode acompanhar as vagas abertas no Linkedin e Vagas.com. Se preferir, pode enviar o currículo pelo link quicksignup_br (coloplast.com) ou para o e-mail recrutamento@coloplast.com.

A enfermeira Kellen Cristina de Souza, formada e com pós em enfermagem dermatológica e estomaterapia, atua na área de Marketing Clínico da Coloplast. Ela também chama atenção para a importância e conhecimento da língua inglesa para crescer na carreira: “Fazer uma pós-graduação como a Medical Affairs é um diferencial. Mas o mais importante é se especializar na área em que a empresa atua”. Kellen chegou a atuar como enfermeira de campo no Programa Ativa da Coloplast, lidando diretamente com os usuários, mas ela percebeu que poderia contribuir ainda mais na área em que atua hoje: “Este setor é fundamental para trabalhar conteúdos científicos e clínicos que fomentem de maneira sólida a necessidade e importância das tecnologias apresentadas pela empresa.”

E, entre as profissionais de campo, que fazem parte do Programa Coloplast Ativa, o dia a dia é extremamente dinâmico, com visitas residenciais aos usuários, acompanhamento de casos em hospitais, interação com as equipes (técnicos de enfermagem e estomaterapeutas) dos Polos de Distribuição do SUS Brasil afora e contato com as diversas associações de ostomizados que existem no país, como explica a enfermeira Luciana de Andrade, que atua em Recife e no Estado de Pernambuco: “Somos plurais. Nossa rotina é focada no cuidado e no relacionamento com os usuários, já que a Coloplast oferece suporte vitalício e gratuito, de forma ininterrupta, em todas as fases de uso dos produtos da empresa: desde o hospital, com a adaptação e o conhecimento dos produtos essenciais à condição de saúde do usuário, até o retorno à rotina de vida.” Já tendo trabalhado em hospitais, as enfermeiras de campo do Coloplast Ativa vivenciam uma nova rotina: “Quando fazemos as visitas residenciais gratuitas, nosso desafio é criar um vínculo de confiança em uma hora de atendimento e é gratificante perceber o impacto positivo do aconselhamento na qualidade de vida do usuário”, reforça Nathalia Ferreira, enfermeira estomaterapeuta que atua em São Paulo e consultora educacional do Coloplast Ativa. Entre as cariocas, Carla Herdy, outra apaixonada pela estomaterapia, ressalta o valor da comunicação: “Eu amo estar no paciente. Com a qualidade que oferecemos a eles, me sinto segura no atendimento. Essa proximidade que a empresa tem com quem usa seus produtos é essencial para que eles lidem com sua rotina de forma tranquila e saudável”, diz a enfermeira que, recentemente, atendeu ao ator Luciano Szafir no uso da bolsa SenSura Mio, da Coloplast.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.