Atuação de enfermeiros dentro do meio corporativo

No dia 12 de maio é o Dia do Enfermeiro e, inevitavelmente, associamos a profissão a hospitais e clínicas. Mas o campo de atuação desse profissional pode ir muito além desse meio. Uma das tendências tem sido a busca por vagas em empresas ligadas à área de saúde, de modo que os conhecimentos sejam aplicados em diferentes setores.

A Coloplast, empresa dinamarquesa que desenvolve produtos para pessoas com necessidades íntimas de saúde (como bolsas de estomia, cateteres urinários e curativos de alta tecnologia), conta com enfermeiros atuando em diversas áreas, como vendas, marketing e atendimento ao usuário. Quase 60% do quadro de colaboradores da subsidiária brasileira é composto por profissionais formados em enfermagem. “Conhecimentos em finanças, inglês, excel, power point e análise de dados, por exemplo, são bem-vindos. Ainda assim, caso o candidato não os tenha, mas apresente interesse genuíno em aprender, proatividade e adaptabilidade, aqui podemos ensinar”, revela Mariana Rocha, gerente de Pessoas e Cultura na Coloplast. Quem se interessar em trabalhar na empresa, pode acompanhar as vagas abertas no Linkedin e Vagas.com. Se preferir, pode enviar o currículo pelo link quicksignup_br (coloplast.com) ou para o e-mail recrutamento@coloplast.com.

A enfermeira Kellen Cristina de Souza, formada e com pós em enfermagem dermatológica e estomaterapia, atua na área de Marketing Clínico da Coloplast. Ela também chama atenção para a importância e conhecimento da língua inglesa para crescer na carreira: “Fazer uma pós-graduação como a Medical Affairs é um diferencial. Mas o mais importante é se especializar na área em que a empresa atua”. Kellen chegou a atuar como enfermeira de campo no Programa Ativa da Coloplast, lidando diretamente com os usuários, mas ela percebeu que poderia contribuir ainda mais na área em que atua hoje: “Este setor é fundamental para trabalhar conteúdos científicos e clínicos que fomentem de maneira sólida a necessidade e importância das tecnologias apresentadas pela empresa.”

E, entre as profissionais de campo, que fazem parte do Programa Coloplast Ativa, o dia a dia é extremamente dinâmico, com visitas residenciais aos usuários, acompanhamento de casos em hospitais, interação com as equipes (técnicos de enfermagem e estomaterapeutas) dos Polos de Distribuição do SUS Brasil afora e contato com as diversas associações de ostomizados que existem no país, como explica a enfermeira Luciana de Andrade, que atua em Recife e no Estado de Pernambuco: “Somos plurais. Nossa rotina é focada no cuidado e no relacionamento com os usuários, já que a Coloplast oferece suporte vitalício e gratuito, de forma ininterrupta, em todas as fases de uso dos produtos da empresa: desde o hospital, com a adaptação e o conhecimento dos produtos essenciais à condição de saúde do usuário, até o retorno à rotina de vida.” Já tendo trabalhado em hospitais, as enfermeiras de campo do Coloplast Ativa vivenciam uma nova rotina: “Quando fazemos as visitas residenciais gratuitas, nosso desafio é criar um vínculo de confiança em uma hora de atendimento e é gratificante perceber o impacto positivo do aconselhamento na qualidade de vida do usuário”, reforça Nathalia Ferreira, enfermeira estomaterapeuta que atua em São Paulo e consultora educacional do Coloplast Ativa. Entre as cariocas, Carla Herdy, outra apaixonada pela estomaterapia, ressalta o valor da comunicação: “Eu amo estar no paciente. Com a qualidade que oferecemos a eles, me sinto segura no atendimento. Essa proximidade que a empresa tem com quem usa seus produtos é essencial para que eles lidem com sua rotina de forma tranquila e saudável”, diz a enfermeira que, recentemente, atendeu ao ator Luciano Szafir no uso da bolsa SenSura Mio, da Coloplast.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.