Nos leitos do Hospital Ortopédico da AACD é comum os pacientes, após a alta médica, deixarem garrafas de água sem consumir. Como esse conteúdo fica impróprio para consumo, de acordo com as regras sanitárias, o hospital encontrou uma forma de evitar o desperdício. Com o apoio da equipe de limpeza, as garrafas passaram a ser levadas para os depósitos de materiais de limpeza e seus conteúdos descartados em bombonas e reutilizados em diversas atividades, como na lavagem das calçadas, refeitório e outros ambientes. Cerca de 1.200 litros de água por ano seriam descartados, caso não fossem reaproveitados.
O álcool gel também está no radar do hospital por causa do significativo aumento do consumo por conta da pandemia de Covid-19. Para reduzir o impacto nos aterros e cumprir com o propósito da logística reversa, que visa a compensação ambiental pelas empresas que produzem o material, as bags de álcool gel utilizadas passaram a ser retiradas por uma cooperativa duas vezes por mês e seu material, quase 100% reutilizável, utilizado como matéria-prima para novos produtos, inclusive para os sacos que são usados na instituição. Em 2021, cerca de 5 mil embalagens (frascos e bags) foram recicladas.
O Hospital da AACD também instalou bituqueiras de cigarro no entorno da instituição. Além de contribuir para a limpeza urbana, evitando o entupimento de bueiros, o material é descontaminado e transformado em papel por uma empresa especializada. Somente em 2021 foram coletadas 40 mil bitucas, aproximadamente, de visitantes do hospital e moradores da região.
Outra ação importante está relacionada à reciclagem e ao tratamento da película de raios X físico, que contém substância tóxica ao meio ambiente. Mais de 14 toneladas por ano são descontaminadas e transformadas em diversos materiais reutilizáveis. O hospital tem, inclusive, pontos de coleta para as pessoas que não têm onde descartar suas películas e desejam fazer o descarte de forma consciente.
Outros materiais que também são reciclados são lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias. “São diversas as ações que adotamos com o intuito de preservar o meio-ambiente e economizar os nossos recursos. Dessa maneira conseguimos investir em mais recursos humanos e tecnologias que trazem benefícios e uma melhor experiência aos nossos pacientes”, afirma Emanuel Toscano, superintendente de operações da AACD.