Conhecido como Setembro Amarelo, o nono mês do ano é dedicado a discussões, reflexões e atenção especial à prevenção ao suicídio, causa de mais de 14 mil mortes anualmente no Brasil e mais de 1 milhão no mundo, de acordo com dados da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Ampliando as ações em torno de um dos temas mais importantes relacionados à saúde mental, a Falla Saúde Mental, promove o evento ‘Suicídio e seus impactos – Estratégias de prevenção e posvenção’, dia 2 de setembro, das 9h às 13h30, no Auditório da FADISP [R. João Moura 313, Pinheiros – São Paulo/SP].
As inscrições são gratuitas e limitadas a 60 vagas: www.sympla.com.br/evento/suicidio-e-seus-impactos/1673978.
Divido em quatro eixos, o painel vai abordar:
1) Fatores de risco, dados estatísticos e estratégias de prevenção.
2) Sobreviventes enlutados: as singularidades do luto por suicídio.
3) A importância da posvenção (família, escolas, empresas).
4) Construindo alternativas para mudar o atual cenário.
Para falar sobre os fatores de risco, dados e estratégias de prevenção, estarão reunidos Márcia Barone, psicóloga clínica, idealizadora e sócia fundadora da Falla Saúde Mental; Luiz Eduardo Siqueira, médico especialista em psiquiatria e também idealizador e sócio fundador da Falla Saúde Mental; Major Diógenes Munhoz, oficial do Corpo de Bombeiros de SP e idealizador do curso de Abordagem e Tentativas do Suicídio.
Na roda de conversa com sobreviventes enlutados, o psiquiatra Gilberto Labonia será o mediador do diálogo com as sobreviventes enlutadas Victória Almeida, fundadora do perfil @nenhuma_ideia_vale_uma_vida, e Viviane Simmer, que promove ações de prevenção e posvenção do suicídio por meio do esporte e grupos de apoio.
A importância da posvenção será abordada pela psicóloga e psicoterapeuta Karen Scavacini, e por João Paulo Gotardo, coordenador de RH da Caiena Tecnologia e Design Profissional.
O suicidólogo, educador, escritor, palestrante e professor de Teologia no Instituto de Teologia da Diocese de São Miguel Paulista (SP), Pd. Lício Araújo Vale, apresentará alternativas para mudar o atual cenário em torno do tema. Ele também é membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS).
“Promovemos assuntos da saúde mental para contribuir para a redução do estigma e do tabu que ainda permeiam as questões mentais e emocionais, ampliando a comunicação e a educação sobre o assunto. Alinhamos nossa atuação às mudanças e aos desafios de nosso tempo”, resume Márcia Barone.
Para se inscrever gratuitamente acesse: www.sympla.com.br/evento/suicidio-e-seus-impactos/1673978