Com o intuito de praticar um plano de ação e contenção em possíveis situações de emergência e prezar pela segurança de todos, o Grupo São Cristóvão Saúde realizou o treinamento “Plano de Abandono”, no Centro Ambulatorial Américo Ventura VII – Unidade Anália Franco.
A ação priorizava definir a forma de evacuação – seja ela parcial ou total – da população do edifício. O simulado, feito de forma ordenada, foi gerenciado pela equipe do SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, do Grupo São Cristóvão Saúde.
Treinamento
O Plano teve como proposta inicial de sinistro, ou seja, um princípio de incêndio proveniente de um computador situado no térreo do Centro Ambulatorial VII. Na ocasião, o sistema de detecção contra incêndio foi acionado, avisando a central de alarmes. A cena, realizada por profissionais multidisciplinares da Instituição, contou com uma vítima de mal súbito. O edifício foi evacuado sob a orientação dos líderes da Brigada de Incêndio, que efetuaram os atendimentos de forma simultânea, através da identificação do sinistro na Central de Alarmes, combate ao princípio de incêndio com a utilização do extintor CO2, atendimento de primeiros socorros na vítima de mal súbito e evacuação total da população do edifício em direção ao ponto de encontro.
O evento, realizado anualmente, visa atender o Decreto 63.911/18 – Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, bem como as legislações: Instrução Técnica 16 – Plano de Emergência; Instrução Técnica 17 – Brigada de Incêndio; Norma Brasileira Regulamentadora 15219; Norma Brasileira Regulamentadora 14276/14277 e Norma Regulamentadora 23 – Proteção Contra Incêndios.