A Unimed Sorocaba (SP) sediou, no dia 2 de setembro, o 1º Fórum de Gestão e Mercado – Unimed Intrafederativa Sudeste Paulista, que contou com as presenças do presidente da Unimed Fesp, Eduardo Chinaglia e da Unimed Intrafederativa, Claudino Guerra.
O evento teve a participação de cerca de 50 pessoas de diversas Unimeds do Estado de São Paulo. Após a abertura, que foi feita pelo presidente da Unimed Sorocaba, Gustavo Ribeiro Neves e pelos presidentes das Unimed’s Intrafederativa e Fesp, o professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Vicente, ministrou uma palestra a respeito dos Cenários de 2022 a 2030 e impactos no setor da saúde.
No cenário macro econômico, Vicente destacou as tendências das economias globais. “O Brasil está começando a se destacar e ganhar competitividade no cenário mundial. Muitos investidores que tinham como possível destino o Leste Europeu, passaram a ver o Brasil como uma opção devido a guerra na Ucrânia. Esse é um país que vai se transformar pelo agronegócio e pela reindustrialização. Porém, sua população está envelhecendo”, destacou.
Existe hoje, segundo o professor, uma revolução tecnológica que foi acelerada devido a pandemia da Covid-19. “Todas essas transformações tecnológicas estão gerando uma revolução cultural e demográfica. Na medicina também está tendo uma importante evolução em termos novos de medicamentos e tratamento. A medicina do futuro será regenerativa e não mais curativa e preventiva”, explicou o professor.
Na sequência, foram realizadas apresentações seguidas de um painel sobre incorporação de carteiras de clientes entre Unimeds. O tema foi abordado pelos presidentes das Unimeds Santos, São José dos Campos e Ribeirão Preto, doutores Claudino Guerra, Fábio Baptista e Gustavo Ribeiro de Oliveira, respectivamente.
Segundo o diretor presidente da Unimed Sorocaba, a ideia deste evento surgiu em reuniões da Unimed Intrafederativa Sudoeste Paulista, que congrega 11 Unimeds. Além dessas, foram convidadas cooperativas de outras regiões. “Esse encontro permitiu a troca de experiências práticas e aprendemos muito uns com os outros. Nossa expectativa agora é que esse grupo continue se reunindo, em outras edições deste evento, visando debatermos, encontrarmos as melhores soluções e podermos continuar oferecendo um serviço de excelência para nossos clientes”, avaliou Neves.
O evento contou ainda com as presenças de representantes da Central Nacional Unimed, Unimed ABC, Unimed Bauru, Unimed Campinas, Unimed do Estado de São Paulo, Unimed Guarulhos, Unimed Ribeirão Preto, Unimed Salto, Unimed Santos, Unimed São José do Rio Preto, Unimed São José dos Campos, Unimed São Roque, Unimed Sudoeste Paulista e Unimed Sul Paulista.