40º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia discute avanço no combate às doenças respiratórias

O 40º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, realizado entre 12 e 16 de outubro, em Campinas, Interior de São Paulo, reúne os mais recentes avanços no tratamento e manejo das doenças respiratórias. A asma figura entre os principais destaques do evento, com previsão de novos tratamentos e ampla programação científica sobre controle de sintomas, fatores associados à doença e os desafios da asma grave, que acomete entre 5% e 10% dos 20 milhões de asmáticos do Brasil1,3.

Estão previstos 235 palestrantes nacionais e outros 13 internacionais para os cinco dias do congresso2. Entre eles, o Dr. Paulo Pitrez estará disponível para entrevistas. Pneumologista pediátrico do Hospital da Santa Casa de Porto Alegre e presidente do Grupo Brasileiro de Asma Grave (Grupo BraSA), ele pertence ao Comitê Científico da Global Initiative for Asthma (GINA), posição de destaque num dos mais relevantes comitês mundiais do tema.

A asma é uma doença respiratória crônica causada pela inflamação das vias aéreas, os canais responsáveis por levar o ar aos pulmões3. Quando em crise, o paciente pode ter falta de ar, chiado, tosse, sensação de aperto no peito e outros sintomas. Atualmente, a doença representa uma das principais causas de internação no país, com cerca de 350 mil casos que por ano3, e ainda temos cerca de cinco óbitos por dia4. Embora sem cura, a asma tem controle. Com o tratamento adequado, o paciente pode levar uma vida ativa e saudável.

Veja a programação completa do evento aqui: sbpt.org.br/sbpt2022/wp-content/uploads/2022/10/SBPT2022_ProgramaDefinitivo_04102022.pdf

Referências:

  1. American Lung Association. Severe Asthma. Disponível em: Link. Acesso em 06/10/2022
  2. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Disponível em: Link. Acesso em: 06/10/2022
  3. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Asma. Disponível em: Link. Acesso em 06/10/2022
  4. Cardoso TA, et al; J Bras Pneumol. 2017;43(3):163-168
Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.