Com o objetivo de debater o regime de vigilância sanitária e a notificação e registro de materiais sob o ponto de vista da regularização, além das normas técnicas para dispositivos médicos, acontece nesta quinta-feira o 3° Fórum Norte e Nordeste de Regulação em Dispositivos Médicos. O encontro é organizado pela ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos, e ocorrerá durante a HospitalMed, sediada no Centro de Convenções de Pernambuco, na capital recifense, e conta com a parceria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
“Vamos levar uma importante discussão para a maior feira do segmento na região norte e nordeste, que é um importante polo de produção do nosso setor. A proposta é levar conhecimento técnico a um público que tem que estar sempre atento às atualizações das normas que regulam a atividade”, explica Paulo Fraccaro, superintendente da ABIMO. “São em situações como essa que temos oportunidade de estar diretamente com os consumidores e fabricante, entendendo suas demandas e expondo as novidades do setor”, completa.
O Fórum terá palestras de representantes da Anvisa e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e contará ainda com um painel na qual eles responderão perguntas da audiência. A programação vai acontecer das 14h30 às 17h.
A conferência acontece dentro da 10ª HospitalMed, que começa nesta quarta-feira (19) e segue até sexta-feira (20), sempre das 14h às 20h. A feira voltada ao setor contará com mais de 270 expositores e 400 marcas, e tem como propósito a conexão com os mais diversos profissionais da área e toda a cadeia produtiva nacional e internacional com os hubs do setor da saúde.
“A HospitalMed é uma das principais vitrines do Brasil, localizada em um lugar estratégico que é o Nordeste, e que faz parte do calendário por sua tamanha relevância. Sendo assim, estaremos novamente presentes com um pavilhão da ABIMO com nossos parceiros. Então, mais uma vez, estamos empolgados e com grandes expectativas”, ressalta Fraccaro.
As fabricantes Carci, Plásticos Hanisch, Indusbello, Ortobio e Sartori compõe o pavilhão da associação, com um espaço de mais de 50 m², próximo à entrada do Centro de Convenções. O superintendente da ABIMO também destaca a satisfação em participar de uma edição ainda mais importante, com a comemoração dos 10 anos do evento. “A feira oportuniza que as empresas trabalhem uma exposição assessorada por nossos serviços de apoio e desenvolvimento, com qualidade e um custo extremamente diferenciado”, finaliza.
Completando uma década neste ano, a organização do evento aumentou sua estrutura, ocupando agora todo o pavilhão. “Contaremos com novas dinâmicas dentro do próprio evento, como uma área de tecnologia, inovação e robótica em uma área segmentada”, ressalta Rodrigo da Fonte, presidente da HospitalMed.
Durante a feira, 22 empresas associadas à Abimo integram o evento com seus estandes. São elas: Health Care, Dentfix, Atos Médica, Biobase, Carci, Deltronix Medical Devices, Dorja, Hartmann, Imex MEDICAL Group, Indusbello Company, Edlo, Sartori Instrumentos, Implantes e Fixadores, Missner, Newmed, Ortobio, Hanisch Medical, Bioclin, Sincron, Samtronic, Transform, Transmai e World Fix.
Programação do 3° Fórum Norte e Nordeste de Regulação em Dispositivos Médicos
20 de outubro – sexta-feira
14h30 – Regularização de Equipamentos sob regime de vigilância sanitária – Notificação e Registro
Palestrante: Anderson de Almeida Pereira – Gerência de Tecnologia em Equipamentos (GQUIP/ANVISA)
15h20 – Regularização de Materiais de Uso em Saúde – Notificação e Registro
Palestrante: Márcia Cristina de Moraes Reis Ribeiro – Gerência de Tecnologia de Materiais de Uso em Saúde (GEMAT/ANVISA)
16h10 – Normas Técnicas para dispositivos médicos – Elaboração e acompanhamento normativo brasileiro
Palestrante: Joffre Moraes – Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar (ABNT/CB-026)
Informações: www.hospitalmed.com.br