Vinte e quatro horas de transmissão de cirurgias robóticas; mais de 35 profissionais renomados compartilhando conhecimentos, representando seis especialidades médicas; e muitos conteúdos e interação ao longo de dois dias. Esses são alguns dos destaques da segunda edição do evento “Robô 24 Horas”, o maior evento ao vivo de cirurgia robótica do mundo, que ocorrerá na sexta-feira (21) e sábado (22).
A programação para os espectadores será totalmente on-line, com organização assinada pelo pelo Instituto Falke (Ifalke) e Instituto Jacques Perissat (IJP) ambos sediados em Curitiba (PR). A iniciativa contemplará as áreas de cirurgia do aparelho digestivo e obesidade, ginecologia, urologia, coloproctologia, oncologia e cirurgia torácica. As inscrições, voltadas para a comunidade médica, são gratuitas e podem ser feitas neste endereço: robo24horas.4edu.com.br.
Conduzirá as atividades um time de profissionais atuantes no país – nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste – e nos Estados Unidos. A transmissão das instruções vai ser feita diretamente dos estúdios da Scolla, centro de treinamento cirúrgico inaugurado neste ano no município de Campo Largo (PR), na Região Metropolitana de Curitiba.
Uma equipe de moderadores fará a interlocução entre os cirurgiões convidados, que estarão in loco na Scolla, e os alunos, que vão poder assistir ao conteúdo remotamente, em tempo real. Dessa forma, é possível garantir a ampla interação entre todos os envolvidos.
Debates e discussões vão marcar, ainda, os dois dias da programação, que apresentará mais de 24 cirurgias robóticas, em dois canais simultâneos. O evento também integra os cursos de certificação em cirurgia robótica das instituições organizadoras, informa a coordenação do projeto, composta pelo Dr. Christiano Claus, diretor-geral do programa; pelo Dr. Reitan Ribeiro, diretor técnico; e pelo Dr. Pedro Trauczynski, diretor científico.
“Teremos a oportunidade de compartilhar da experiência dos mais renomados cirurgiões brasileiros. A plataforma de transmissão permitirá ao congressista escolher a cirurgia que deseja acompanhar. Vamos transmitir 24 cirurgias robóticas ao longo das 24 horas de transmissão, 12 em cada dia”, informa Dr. Reitan.
Time de especialistas
Da área de cirurgia do aparelho digestivo, os convidados do evento são Dr. Christiano Claus (PR), Dr. Flavio Malcher (Nova Iorque/EUA), Dr. Augustín Alvarez (Chile); Dr. André Bigolin (RS), Dr. André Morrell (SP), Dr. Giogio Baretta (PR), Dr. Leandro Totti Cavazzola (RS), Dr. Marcos Belotto (SP) e Dr. Rodrigo Babadopulos (CE).
A cirurgia geral será representada pelo Dr. Pedro Trauczynski (SC) e a cirurgia oncológica, por Dr. Reitan Ribeiro (PR), Dr. Marcos Belotto (SP), Dr. Jeferson Mattana (PR) e Dr. Marcos e Patricia Freire de Belém (PA).
Ginecologistas do Sudeste e do Nordeste do país também marcarão presença; são eles: Dra. Salua Calil (MG), Dr. Cláudio Severino (SP), Dr. Thiers Soares (RJ), Dr. Marcos Travessa (BA) e Dr. Rogers Camargo (SP).
No campo da cirurgia torácica, o especialista orientador será Dr. Daniel Bonomi (MG) e, na urologia, participam Dr. Nilo Jorge Leão (BA), Dr. Clovis Fraga (PE), Dr. Leonardo Welter, Dr. Leonardo Ortigara (SC), Dr. Ari Adamy (PR), Dr. Ronald Kool (PR), Dr. Jonatas Pereira (PR), Dr. Vicente Neto (SC) e Dr. Alexandre Cavalli (PR). Completando o time, destaque também para as especialidades de cirurgia de cabeça e pescoço, com Dr. Antonio Bertelli (SP).
Avanços e desafios
A cirurgia robótica, como o próprio nome sugere, é uma técnica assistida por robôs. Uma de suas grandes vantagens é o fato de ser minimamente invasiva, apresentar alta precisão e reduzir o tempo de recuperação do paciente na fase pós-intervenção. Todas as manobras são conduzidas pelo cirurgião e executadas através do equipamento, com controle de movimentos feito por meio de dispositivos eletrônicos.
“O avanço tecnológico caminha a passos largos. Ao mesmo tempo que representa mais chances de oferecimento de serviço de ponta para o paciente, essa evolução tecnológica consiste em um desafio para a medicina, uma vez que é necessário munir os profissionais, recursos humanos indispensáveis, de habilidades específicas. Por isso, a importância deste evento”, afirma Dr. Reitan.
Histerectomia (retirada do útero), miomectomia (remoção de miomas), gastroplastia (cirurgia de redução do estômago) e pancreatectomia (extração do pâncreas) são apenas alguns dos procedimentos incluídos no “Robô 24 Horas” deste fim de semana. Confira abaixo a programação completa.
Inscrições (para a comunidade médica): robo24horas.4edu.com.br
Programação
Sexta-Feira (21/10)
Canal 1: Ginecologia
7h – Abertura
7h30 – Endometriose Robótica
10h – Histerectomia Robótica
11h – Endometriose Robótica
13h – Simpósio
13h30 – Histerectomia Robótica
14h30 – Endometriose Robótica
15h30 – Simpósio
15h50 – Miomectomia Robótica
18h – Encerramento
Canal 2: Cirurgia geral
7h – Abertura
7h15 – Hérnia de Hiato
7h15 – Hérnia Abdominal
9h – Cirurgia Bariátrica Robótica
9h30 – Ventral TAPP
11h – Cirurgia Bariátrica Robótica
12h – Hérnia Inguinal (Plataforma Hugo)
13h – Cirurgia Bariátrica Robótica
15h – Herniaorrafia Inguinal Robótica
17h – Simpósio
18h – Encerramento
Sábado (22/10/22)
Canal 1: Urologia
7h – Abertura
7h15 – Prostatectomia Radical Robótica
8h – Prostatectomia Radical Robótica
11h – Nefrectomia Parcial Robô assistida
13h30 – Prostatavesiculectomia + Linfadenectomia (Plataforma Versius)
14h30 – Prostatectomia Robótica
17h – Prostatavesiculectomia + Linfadenectomia (Plataforma Versius)
18h45 – Encerramento
Canal 2: Oncologia e Cirurgia Torácica
7h – Abertura
7h15 – Pancreatectomia Robótica
8h – Tumor de Mediastino
10h – Cabeça e Pescoço
12h – Simpósio
12h25 – Gastrointestinal Robótica
14h – Cirurgia Oncológica Robótica
15h – Recidiva Pré-Sacral de Câncer de Reto
18h45 – Encerramento