Com o objetivo de disseminar o conhecimento entre os médicos e estudantes de medicina a Unimed Chapecó e o serviço de Endoscopia do Hospital Unimed promovem o primeiro Simpósio de Endoscopia Digestiva, que será realizado na sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de outubro, no auditório do Sindicato dos Bancários. O evento é aberto a todos os médicos de Chapecó e região, bem como aos estudantes dos cursos de medicina.
De acordo com Luis Carlos Farret Júnior, coordenador médico do Serviço de Endoscopia da Unimed, o evento tem como propósito apresentar os serviços na área de endoscopia digestiva, bem como compartilhar experiências, já que o município de Chapecó é referência regional em saúde. Ele explica também que o seminário é direcionado para públicos diversos, médicos, enfermeiros, estudantes e colegas clínicos que podem se beneficiar com a solicitação dos exames endoscópicos. “O hospital da Unimed Chapecó oferece um serviço de endoscopia completo e apto a realizar vários procedimentos endoscópicos, tanto diagnósticos quando terapêuticos em todo trato digestivo. Também na área da cardiologia, respiratória e urológica. O serviço foi criado no ano de 2007 e a cada dia vem se aperfeiçoando mais. Os nossos profissionais buscam novos conhecimentos para poderem desenvolver cada vez melhor o nosso setor e o atendimento aos pacientes”, comentou.
O médico explica que no evento serão abordados assuntos referentes à endoscopia digestiva e às doenças do trato gastrointestinal com a contribuição dos médicos que atuam no serviço e que serão os palestrante e debatedores, valorizando os médicos da casa, e também dois convidados de ponta: o Dr. Richard Calanca, médico endoscopista, chefe do serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Emílio Ribas de São Paulo, maior referência em doenças infecciosas da América Latina e o Dr. Rafael Castilho Pinto – coloproctologista e endoscopista digestivo e preceptor do Centro de Ensino e Treinamento (CET) – da PUCRS e do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre. “Certamente será um momento de troca de conhecimentos entre os médicos, debates, troca de experiências e atualizações sobre as doenças do aparelho digestivo”, comentou.
Programação do Simpósio
Na sexta-feira (28), o evento que inicia às 18h30 com um coffe, terá a primeira palestra com o Dr. Richard sobre “O papel da endoscopia digestiva nas doenças infecciosas. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores: Dr. Almiro José Braga de Miranda Ramos, Dra. Carolina Cipriani Ponzi e Dr. Waldir Savi Júnior.
Às 19h35 acontecerá a palestra: “Diagnóstico endoscópico na doença digestiva alta: certeza, dúvidas e risco para pacientes e médicos”, com o palestrante Dr. Almiro José Braga de Miranda Ramos, médico gastroenterologista e endoscopista digestivo. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores: Dra. Carmen Turcato Pereira, Dr. Richard Calanca e Dra. Cláudia Cristina Lovatel.
Depois, às 20h10 acontecerá a palestra: “Manejo anestésico nas endoscopias do aparelho digestivo”, com o palestrante Dr. Marílio José Flach, médico anestesiologista. O moderador do debate será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores: Dr. Elton Backes, Dra. Thaliú Albuquerque Leão e Dra. Gabriela Citron Vedana.
Já às 20h45 terá o debate sobre o tema “Preparo intestinal: como eu faço?!”, com a palestrante Dra. Cláudia Cristina Lovatel, médica gastroenterologista e endoscopista. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores: Dr. Milton Ernesto Scopel; Dr. Giovani Santin; e Dra. Joseane Canton.
Às 21h20 o debate será sobre a temática “Videocolonoscopia e a prevenção do câncer colorretal”, com a palestrante Dra. Thaliú Albuquerque Leão, médica coloproctologista. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores: Dr. Rodrigo Biazus. Dra. Joseane Canton e Dr. Rafael Castilho Pinto.
A última palestra da noite inicia às 21h50 e tratará sobre “Manejo endoscópico na hemorragia digestiva alta”, com o palestrante Dr. Giovani Santin, médico gastroenterologista e endoscopista. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Junior e os debatedores a Dra. Laísa Bonzanini, Dr. Milton Ernesto Scopel e Dra. Carmen Turcato Pereira.
A programação segue no sábado (29), com a primeira palestra às 8h15 sobre “Tratamento endoscópico dos pólipos colorretais”, com o palestrante Dr. Rodrigo Biazus, médico coloproctologista. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores: Dr. Elton Backes; Dr. Leonardo Voglino Winkelmann e Dr. Rafael Castilho Pinto.
Às 8h50, o debate será sobre a temática “Ressecções endoscópicas avançadas das lesões colorretais”, com o palestrante Dr. Rafael Castilho Pinto – coloproctologista e endoscopista digestivo, Preceptor do Centro de Ensino e Treinamento (CET) – da PUCRS e do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores o Dr. Rodrigo Biazus, Dr. Richard Calanca e Dr. Elton Backes.
Depois, às 9h20 o debate será sobre o tema “Diagnóstico endoscópico na doença do refluxo gastroesofágico”, com o palestrante Dr. Milton Ernesto Scopel, médico gastroenterologista e endoscopista. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores o Dr. Giovani Santin, Dra. Cláudia Cristina Lovatel e Dr. Luciano Dotta Guarienti.
Já às 9h55 o debate abordará a temática “CPRE e ecoendoscopia nas doenças biliopancreáticas”, com o palestrante Dr. Elton Backes, cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores o Dr. Ivanor Alba, Dr. Leonardo Voglino Winkelmann e Dr. Jonas de Souza Delabona.
Às 10h30 o debate será sobre “Colonoscopia virtual: quando e porque indicar?”, com o palestrante Dr. Jonas de Souza Delabona, médico radiologista. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores o Dr. Rodrigo Biazus, Dra. Joseane Canton, Dra. Thaliú Albuquerque Leão.
Às 11h05 terá o debate sobre “Manejo endoscópico na hemorragia digestiva baixa”, com a palestrante Dra. Joseane Canton, médica Coloproctologista. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores a Dra. Carmen Turcato Pereira, Dra. Thaliú Albuquerque Leão e a Dra. Juliana Sonego Argente Foresti.
Às 11h40 o debate terá a temática “O papel da angiografia mesentérica no manejo da hemorragia digestiva grave”, com o palestrante Dr. Júlio Roberto Barbiero, médico hemodinamicista. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores o Dr. Leonardo Voglio Wilkelmann, Dr. Jonas de Souza Delabona e Dr. Milton Ernesto Scopel.
Às 13h30 terá o debate sobre o “Tratamento endoscópico das complicações da cirurgia bariátrica”, com o palestrante Dr. Leonardo Voglino Wilkemann, cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores o Dr. Ivanor Alba, Dr. Luciano Dotta Guarienti e o Dr. Richard Calanca.
Depois, às 14h05 o debate será o “Tratamento imediato das complicações da videocolonoscopia”, com o palestrante Dr. Rodrigo Biazus, Coloproctologista. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores o Dr. Leonardo Voglino Winkelmann, Dra. Thaliú Albuquerque Leão, Dr. Richard Calanca.
Às 14h40 terá o debate sobre o “Manejo endoscópico dos pacientes com corpo estranho no Trato digestivo alto”, com a palestrante Dra. Carmen Turcatto Pereira, médica gastroenterologista e endoscopista. O moderador será o Dr. Luis Carlos Farret Júnior e os debatedores o Dr. Giovani Santin, Dra. Cláudia Cristina Lovatel e Dr. Almiro José Braga de Miranda Ramos.
A última palestra do dia inicia às 15h15 e será sobre “O papel da enfermagem no serviço de endoscopia digestiva”, com a palestrante Vanize Giaretta Luzzi, enfermeira supervisora do Unimagem. Os debatedores serão a Dra. Thaliú Albuquerque Leão, a enfermeira Neiva Vargas Poleze, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) e Orlandinho Sodder, enfermeiro do Serviço de Endoscopia – Unimagem.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo link: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSec0mHCS3yI8E7y4FOY_kcT3y_xxPoUbV82VVFlY4P_uTCtiA/viewform até o dia 28 de outubro. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (49) 3361-1800, com o Gestão de Pessoas.