Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica elege nova diretoria para o biênio 2023/2024

A Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) apresenta uma nova diretoria para o biênio 2023-2024. O atual presidente, Dr. Neviçolino Pereira de Carvalho Filho, foi eleito para a segunda gestão à frente da entidade. Junto com ele, outros seis especialistas fazem parte da diretoria executiva que assume no início de 2023.

Fazendo uma avaliação da primeira gestão, Dr. Neviçolino Pereira elenca alguns eventos realizados ou apoiados pela entidade, bem como acontecimentos que influenciaram o universo da oncologia pediátrica. “Nestes dois anos, talvez um dos maiores desafios tenha sido o da informação e conscientização acerca da vacinação de crianças, em especial aquelas em tratamento oncológico, não apenas contra a Covid-19, mas também àquelas relacionadas a outras comorbidades. Em paralelo a isso, continuamos propagando a importância de um diagnóstico precoce para um melhor tratamento das crianças, realizamos webinars com assuntos diversos sobre o universo da oncologia pediátrica e apoiamos até mesmo um evento sobre o retinoblastoma realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo”.

Para a segunda gestão à frente da SOBOPE, o presidente reeleito planeja focar nos chamados grupos cooperativos: “Para o próximo biênio, teremos como estratégia rever o papel e estrutura dos grupos cooperativos com objetivo de fortalecer e aumentar a adesão aos protocolos desenvolvidos pela SOBOPE no tratamento dos diverso tumores”.

Outra ação considerada prioritária é a aproximação com outras sociedades médicas para o fortalecimento das pautas de interesse: “Também pretendemos nos aproximar de outras sociedades médicas com o intuito de unir forças para trabalharmos em busca de garantir acesso universal à novas terapias e métodos mais precisos de diagnóstico, que tenham real impacto na chance de cura de pacientes pediátricos”, afirma Dr. Neviçolino Pereira.

Ainda no campo do relacionamento institucional, o objetivo será estreitar a discussão com os poderes públicos, conforme explica o presidente da entidade: “Uma das metas que desejamos alcançar é levar para discussão nos fóruns governamentais competentes as demandas da oncologia pediátrica para melhorarmos o diagnóstico precoce, o acesso a centros especializados e o tratamento adequado”, pontua o presidente reeleito da SOBOPE.

Por fim, o Dr. Neviçolino Pereira destaca a realização dos Congressos Brasileiro e Latino-Americo de Oncologia Pediátrica. “É com grande alegria que realizaremos, simultâneamente e em parceria com a Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP), o XVIII Congresso Brasileiro e o XXXIV Congresso Latino-Americano de oncologia pediátrica, entre os dias e 3 6 de maio de 2023, em Florianópolis. Estarão reunidos especialistas brasileiros e internacionais da área de oncologia e cirurgia pediátrica, patologia, radiologia, hematologia, enfermagem, políticas públicas de saúde, entre outros, promovendo o aprendizado, compartilhando experiências e incrementando o índice de sobrevida da criança e do adolescente com câncer”, finaliza o presidente da SOBOPE.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.