Campanha Abril Azul: Confiança nas vacinas!

A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promove este mês a campanha “Abril Azul – Confiança nas vacinas: eu cuido, eu confio, eu vacino”, que visa conscientizar o profissional de saúde do seu papel fundamental na manutenção da confiança e credibilidade das vacinas, habilitando-o a enfrentar a questão da hesitação e da recusa vacinal, bem como promover ações que levem informações e conscientização sobre a importância das vacinas a toda a população.

De acordo com o infectologista pediátrico Marco Aurélio Sáfadi, presidente do Departamento de Imunizações da SPSP e coordenador da campanha, o objetivo é chamar a atenção para a importância das imunizações, destacando o papel que as vacinas representam em relação ao ganho na qualidade de vida e na diminuição de mortes e sequelas por diversas infecções. “As vacinas permitiram a erradicação de doenças, como a varíola, a eliminação de outras, como a rubéola, a poliomielite e, por muitos anos, o sarampo, além de contribuírem para o controle de inúmeras outras doenças, que tiveram seu impacto e sua carga de morbidade e de mortalidade reduzidas de forma drástica, entre as quais a coqueluche, difteria, tétano, diarreias, pneumonias e as meningites”, esclarece o especialista.

Para o pediatra Claudio Barsanti, coordenador das campanhas da SPSP, é sempre muito importante lembrar aos profissionais de saúde e à sociedade como um todo dos benefícios que as vacinas trazem, reforçando que a imunização é uma medida de proteção efetiva no controle das doenças infectocontagiosas. “Vale destacar que, ultimamente, as fake news sobre as vacinas trouxeram incerteza a muitas pessoas, fazendo com que aumentasse a hesitação vacinal no Brasil. Este fato, baseado em informações inverídicas, com dados que são manipulados por um grupo de pessoas antivacinas, leva, infelizmente, a uma incompreensão da importância dos imunizantes”, alerta o médico.

Ele diz que é, fundamental, portanto, que o tema vacinação seja incluído em todas as consultas de rotina em pediatria. “Esse é um momento importante para o pediatra destacar as vacinas contempladas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) e seus benefícios, permitindo que as famílias tenham um canal de comunicação para sanar todas as suas dúvidas e receios acerca das vacinas”, afirma. Sáfadi comenta que recentemente se viu, com a Covid-19, a importância que um programa de vacinação pode ter no controle de uma doença, reduzindo substancialmente o número de mortes, sequelas e hospitalizações.

De acordo com o infectologista pediátrico, infelizmente vivemos um momento em que observamos a credibilidade de programas de imunização e do papel das vacinas ser questionada de forma totalmente equivocada. “Dessa forma, vivemos um período oportuno para que todos os profissionais de saúde se engajem nesta campanha, levando a mensagem sobre a importância e os benefícios das vacinas para toda a nossa sociedade”, conclui.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.