A Casa de Saúde Saint Roman (CSSR), tradicional clínica para o tratamento de transtorno mental e dependência química, está completando 54 anos e vem se consolidando como referência na psiquiatria do Rio de Janeiro. A clínica vem registrando aumento no número de internações e atendimentos que comprovam a importância do cuidado com saúde mental num ambiente hospitalar. Nos últimos anos vem investindo mais nos cuidados na área assistencial, gestão clínica e processos internos.
Segundo Dr. Licínio Ratto, Diretor-Presidente da CSSR, “a psiquiatria no Brasil tem evoluído e apresentado melhoria na qualidade do atendimento, especialmente quando realizado por equipes multidisciplinares”.
Atualmente, a Casa de Saúde Saint Roman conta com novo Diretor Clínico, o psiquiatra Almir Marcelo, com mais de nove anos de atuação na instituição, e que tem como objetivos a busca do empenho e comprometimento da equipe no trabalho que vem sendo realizado.
Num momento em que a saúde mental passou a ser um tema de maior relevância, desde a época da pandemia, a Casa de Saúde Saint Roman priorizou a busca pela excelência e qualidade do atendimento na internação, Hospital Dia e ambulatórios, dando maior assistência aos pacientes e familiares assistidos na clínica.
Um dos diferenciais da clínica é o trabalho com equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, auxiliares psiquiátricos e profissionais de apoio. Conta, também, com atendimento farmacêutico 24h e serviço de Pronto-Atendimento prestado pela equipe e médico de plantão 24 horas. Além de oferecer serviço de nutrição em ambulatório para os pacientes.
Trajetória
Foi idealizada pelo psiquiatra Licínio Ratto que vislumbrava um atendimento psiquiátrico que garantisse a pacientes e suas famílias o retorno ao convívio social. O sucesso da sua filosofia está associado ao modelo implantado envolvendo equipes multidisciplinares.
Inicialmente localizada em Ipanema, a Saint Roman foi transferida para Santa Teresa, onde funciona até hoje, num casarão com instalação maiores e mais adequadas às suas necessidades. Continua sob administração familiar: Licinio Ratto e seus três filhos: Alexandre Ratto, Marcello Ratto e Luciano Ratto.
Saint Roman em números nos últimos 4 anos
Internação: 3.835 pacientes internados
Ambulatório: 15.638 atendimentos
Pronto-Atendimento: 5.814 atendimentos
Hospital Dia: 2.824 atendimentos
Ambulatórios
A Saint Roman conta com 11 ambulatórios para consultas médicas em psiquiatria e clínica médica, psicoterapia individual e em grupo, terapia de casal, terapia familiar, orientação familiar e aconselhamento em dependência química.
Serviços
Conta com 100 leitos, serviço de internação, Hospital Dia (Espaço Conviver), consultórios, pronto atendimento, Centro de Intervenção, Tratamento e Reabilitação de Adictos (CITRAD) e um Centro de Estudos.
CITRAD (Centro de Intervenção, Tratamento e Ressocialização de Adictos)
Uma área importante da Saint Roman é o Citrad (Centro de Intervenção, Tratamento e Ressocialização de Adictos) que está estruturado para atender aos pacientes com dependência química, com o suporte de uma equipe multidisciplinar.
Parceria
A Casa de Saúde Saint Roman também mantém uma parceria com o IBMR (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação) no trabalho com estagiários nas áreas de enfermagem, psicologia e nutrição.
Informações: www.saintroman.com.br