Cirurgia bariátrica pode aumentar longevidade, afirma estudo

A cirurgia bariátrica é um procedimento médico utilizado para tratar a obesidade severa e baseia-se na redução do tamanho do estômago e/ou modificar o sistema digestivo para limitar a ingestão de alimentos. Essa intervenção tem como objetivo promover a perda de peso significativa, alterar o metabolismo através de alterações promovidas nos hormônios incretínicos, ou seja, hormônios intestinais, melhorando a saúde e qualidade de vida do paciente.

No entanto, de acordo com um novo estudo realizado por cerca de 40 anos com mais de 22.000 pessoas por um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos e publicado na revista científica Obesity, essa melhora na saúde do paciente pode se refletir em uma maior longevidade para o paciente.

Essa expansão deveu-se, principalmente, pela redução do risco relacionado a condições desencadeadas pela obesidade, como câncer, que teve mortes relacionadas a ele reduzidas em 43%, doenças cardiovasculares, com queda de 29% e diabetes, com redução de 72%.

Segundo o cirurgião especialista em cirurgia bariátrica, Dr. Fábio Rodrigues, o estudo reforça os benefícios da realização da cirurgia bariátrica, mas ressalta que para potencializá-los é fundamental contar com uma equipe multidisciplinar.

“A cirurgia bariátrica traz tão bons resultados para a saúde e qualidade de vida do paciente, não apenas pela redução do peso em si, mas em como isso reduz uma série de outras condições. A obesidade está ligada a diabetes, hipertensão, AVC, câncer, depressão, entre outras, que podem reduzir drasticamente a expectativa de vida do paciente”.

“Mas é importante destacar que para melhor aproveitar os benefícios da bariátrica em todos esses âmbitos não basta apenas passar pelo procedimento e sim realizar um acompanhamento antes, durante e depois com o apoio de uma equipe multidisciplinar que irá ajudar a promover uma mudança completa de estilo de vida para garantir que a condição não retorne”, explica Dr. Fábio Rodrigues.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.