Guia multidisciplinar para humanizar o tratamento do câncer

Há 60 anos, o Hospital de Amor – Hospital do Câncer de Barretos – oferece tratamento médico especializado e humanizado para pessoas com câncer. Parte deste cuidado envolve informar pacientes e familiares sobre a doença e ampará-los em cada etapa do tratamento. O Manual do Paciente com Câncer é fruto dessa experiência de luta pela vida, agora acessível também para pacientes externos à instituição.

O lançamento da nVersos Editora é um guia multidisciplinar que aborda desde o diagnóstico de câncer até os cuidados paliativos. Coordenado pelos médicos Martins Fideles dos Santos Neto; Sérgio Vicente Serrano e Auro Del Giglio, o livro esclarece dúvidas comuns sobre a doença na forma de perguntas e respostas. Os textos são assinados por médicos, profissionais de saúde e por especialistas de outras áreas com experiência no acompanhamento de pacientes oncológicos. Eles explicam o câncer de forma clara, direta e didática.

Mais que apenas informar sobre termos clínicos, esse projeto é uma fonte de alento para pessoas que enfrentam o câncer. Ao desmistificar a doença e simplificar conceitos complexos, os autores esperam orientar pacientes oncológicos e familiares para poderem tomar as melhores decisões sobre o tratamento.

Nele, o câncer é compreendido em uma abordagem multidisciplinar, a qual engloba questões legais, espirituais e psicológicas. Temas como os direitos fundamentais do paciente oncológico; as práticas de bem-estar ao longo das terapias e a reconstrução da autoimagem após o câncer são enfatizados como passos importantes para humanizar o tratamento do início ao fim.

Além do paciente, é possível acessar recomendações aos familiares sobre como ser rede de apoio. São detalhes cotidianos que fazem a diferença, por exemplo, preservar a independência funcional do paciente e os cuidados com o ambiente e a medicação. A visão ampla da patologia, sem jargões ou receios, torna este livro um guia indispensável para os interessados em compreender e lidar com o câncer.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.