BP e HCFMUSP se unem para inovar na saúde

A partir da esquerda, Antonio José Pereira, Superintendente do Hospital das Clinicas da FMUSP; Denise Santos, CEO da BP; Paulo Pêgo, Vice Reitor da HCFMUSP; Josué Dimas Pimenta, Presidente do Conselho de Administração da BP; e Giovanni Cerri, Presidente do InovaHC e do InRad HCFMUSP

A parceria estabelecida entre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um destacado hub de saúde privado na América Latina, e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HCFMUSP), o maior hospital público da região, marca um avanço significativo para a saúde brasileira. Este acordo, celebrado por meio do núcleo de inovação InovaHC, tem como objetivo unir forças para o desenvolvimento de projetos estratégicos e inovadores em saúde, pesquisa e educação.

Essa colaboração pioneira se dedicará ao avanço de inteligência de dados na saúde, realidade virtual e aumentada em atendimentos, telemedicina, computação em nuvem, IoT, blockchain, diagnóstico por voz, além de novos equipamentos e BigData. O projeto inaugural, prevê a utilização da tecnologia 5G para acessar locais onde o acesso à saúde é reduzido nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Além disso, o foco inicial será a saúde da mulher, especialmente no câncer de colo de útero e na saúde materno-infantil, oferecendo promoção, prevenção e assistência – com teleinterconsultas, diagnósticos a distância e posterior encaminhamento na rede de atendimento.

Não se trata de uma joint venture ou outro meio jurídico, mas sim de um projeto em prol da inovação e do aprimoramento contínuo que permitirá a integração e transferência de soluções inovadoras ao Sistema Único de Saúde (SUS) e seu uso também no âmbito da saúde privada. A CEO da BP, Denise Santos, destaca o propósito dessa união em oferecer tratamento de ponta universal, beneficiando amplamente a sociedade.

A iniciativa não só abordará desafios de acesso, conhecimento científico e tecnológico, mas também promoverá o ensino e a pesquisa, enriquecendo o ecossistema Inova HC, que conta com nove institutos e mais de 66 laboratórios de inovação médica.

Este esforço conjunto enfatiza a saúde da mulher e busca avanços significativos no diagnóstico e tratamento precoce de condições como o câncer, prevendo a redução no tempo de espera de laudos de quase 90 dias para apenas 1 dia. O projeto almeja não somente abordar disparidades no acesso à saúde, mas também está alinhado com tendências globais, como a adoção de inteligência artificial e automação nos cuidados de saúde.

Com um modelo estruturado para coinvestimento privado e a integração de tecnologia de ponta, o Hospital das Clínicas e a BP estabelecem um novo paradigma para o cuidado da saúde no Brasil, visando um impacto positivo extenso na vida de milhares de mulheres pelo país. Giovanni Cerri, Presidente do Conselho do InovaHC, ressalta a importância de parcerias estratégicas entre os setores público e privado para superar desafios e alcançar resultados impactantes na saúde.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.