“Amigas do bem” animam pacientes em tratamento no Hospital Estadual Bauru

22: dois patinhos na lagoa… 51: uma boa ideia. Deu aqui! Nesta quinta-feira (12), voluntárias do grupo “Amigas do Bem” promovem um bingo julino no Ambulatório de Quimioterapia do Hospital Estadual Bauru (SP). O evento será realizado a partir das 9h, e promete animar os pacientes. “Esse tipo de evento auxilia na distração dos pacientes e ameniza o estresse durante a administração da quimioterapia”, afirma a psicóloga de referência da oncologia, Franciani Bellorio Rosa. O grupo voluntário arrecadou prendas como guardanapos, kits de potes plásticos, utensílios domésticos, objetos de decoração, etc., que serão entregues aos sortudos que fecharem as quinas e cartelas.

Neste ano, o grupo já realizou duas edições do “bingo julino” em unidades de internação do HEB, integrando pacientes, familiares e funcionários. Atualmente, cerca de 150 pessoas estão em tratamento quimioterápico no hospital.

No dia 25, a partir das 14h, será a vez dos pequenos pacientes da unidade de internação pediátrica do HEB se divertirem com o bingo infantil promovido pelas “Amigas do Bem”.

Na hemodiálise

Nos dias 17 e 18 de julho, o bingo julino acontecerá no Centro de Terapia Renal Substitutiva do HEB. A ação será realizada nos três turnos de hemodiálise dos dois dias com a ajuda de funcionários da unidade, empresas que contribuíram com a doação de brindes e dos próprios pacientes, que também colaboraram com a doação de prendas e decoração da unidade. Jefferson Savi, 60, foi um dos pacientes que contribuiu com a decoração típica. Ele faz tratamento há mais de sete anos e é conhecido entre os funcionários e outros pacientes pela animação em promover eventos para integrar a equipe e os usuários.

“O bingo da hemodiálise é um evento tradicional e esperado pelos pacientes que estão em tratamento há mais tempo na unidade. Eles ficam na expectativa, aguardando ansiosos pela brincadeira”, conta a enfermeira Júlia Figueiredo Canavesi, responsável técnica do Centro de Terapia Renal Substitutiva do HEB. A enfermeira adianta que os funcionários estarão vestidos a caráter nos dias do bingo e vão se revezar para “cantar” os números.

Atualmente, 196 pacientes estão em tratamento de hemodiálise no HEB. A unidade funciona de segunda a sábado, com três turnos diários.

As iniciativas integram as ações de humanização do hospital promovendo bem-estar e alívio no processo de tratamento. Atualmente, cerca de dez grupos voluntários participam de ações periódicas no Hospital.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.