“Amigas do bem” animam pacientes em tratamento no Hospital Estadual Bauru

22: dois patinhos na lagoa… 51: uma boa ideia. Deu aqui! Nesta quinta-feira (12), voluntárias do grupo “Amigas do Bem” promovem um bingo julino no Ambulatório de Quimioterapia do Hospital Estadual Bauru (SP). O evento será realizado a partir das 9h, e promete animar os pacientes. “Esse tipo de evento auxilia na distração dos pacientes e ameniza o estresse durante a administração da quimioterapia”, afirma a psicóloga de referência da oncologia, Franciani Bellorio Rosa. O grupo voluntário arrecadou prendas como guardanapos, kits de potes plásticos, utensílios domésticos, objetos de decoração, etc., que serão entregues aos sortudos que fecharem as quinas e cartelas.

Neste ano, o grupo já realizou duas edições do “bingo julino” em unidades de internação do HEB, integrando pacientes, familiares e funcionários. Atualmente, cerca de 150 pessoas estão em tratamento quimioterápico no hospital.

No dia 25, a partir das 14h, será a vez dos pequenos pacientes da unidade de internação pediátrica do HEB se divertirem com o bingo infantil promovido pelas “Amigas do Bem”.

Na hemodiálise

Nos dias 17 e 18 de julho, o bingo julino acontecerá no Centro de Terapia Renal Substitutiva do HEB. A ação será realizada nos três turnos de hemodiálise dos dois dias com a ajuda de funcionários da unidade, empresas que contribuíram com a doação de brindes e dos próprios pacientes, que também colaboraram com a doação de prendas e decoração da unidade. Jefferson Savi, 60, foi um dos pacientes que contribuiu com a decoração típica. Ele faz tratamento há mais de sete anos e é conhecido entre os funcionários e outros pacientes pela animação em promover eventos para integrar a equipe e os usuários.

“O bingo da hemodiálise é um evento tradicional e esperado pelos pacientes que estão em tratamento há mais tempo na unidade. Eles ficam na expectativa, aguardando ansiosos pela brincadeira”, conta a enfermeira Júlia Figueiredo Canavesi, responsável técnica do Centro de Terapia Renal Substitutiva do HEB. A enfermeira adianta que os funcionários estarão vestidos a caráter nos dias do bingo e vão se revezar para “cantar” os números.

Atualmente, 196 pacientes estão em tratamento de hemodiálise no HEB. A unidade funciona de segunda a sábado, com três turnos diários.

As iniciativas integram as ações de humanização do hospital promovendo bem-estar e alívio no processo de tratamento. Atualmente, cerca de dez grupos voluntários participam de ações periódicas no Hospital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.