Artigo – Como ajudar na adesão do paciente ao tratamento?

A adesão ao tratamento é muito importante para a boa recuperação do paciente ou controle da sua doença. Mas nem todos os pacientes são comprometidos a seguir as indicações médicas de forma adequada. Porém, os médicos e farmacêuticos podem ser de grande ajuda nesse processo.

Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas pelos profissionais que prescrevem e pelos que vendem os medicamentos para que os pacientes não abandonem o tratamento. No caso do mercado farmacêutico, é possível oferecer um atendimento mais humanizado e assim, criar um bom relacionamento com o cliente.

Veja aqui como as farmácias podem exercer um papel importante na adesão do paciente ao tratamento.

Como a farmácia pode ajudar na adesão do paciente ao tratamento?

Para ajudar na adesão do paciente ao tratamento, os farmacêuticos podem adotar diferentes métodos. Dessa forma, é possível quebrar a resistência por parte deles, de forma com que eles consigam seguir corretamente as indicações aos fármacos. Para isso, considere:

  1. Reforçar a importância do tratamento

Deixe bem explícita a importância dessa adesão, informando que as chances de recorrência da doença vão diminuir. Com palavras de incentivo, mostre que cada etapa do tratamento é um grande passo para sanar o problema.

Explique por qual motivo foi indicado essa administração de medicamento, qual a função que ele exerce no organismo e outros detalhes que são importantes. Ao entender mais sobre a terapia indicada, eles vão seguir corretamente o tratamento.

  1. Oferecer um atendimento mais humanizado

Lembre-se de que o cliente já passou por uma consulta que, somada ao tempo de espera, pode ter sido maçante. Então, ofereça a eles uma experiência positiva em sua farmácia. Para isso, humanize o seu atendimento ouvindo o que ele tem a dizer, permitindo que ele expresse suas inseguranças e ajudando-o a se tranquilizar.

Não se esqueça de agilizar algumas etapas desse processo para que o cliente não atrapalhe o atendimento. Manter a postura profissional é fundamental, mas permitindo que o cliente o enxergue como um ser humano também.

  1. Sanar as dúvidas de forma clara e objetiva

Explique de forma clara sobre os termos técnicos até que o paciente possa entendê-los. Além disso, informe sobre as opções de tratamento, os prós e contras sobre cada uma delas. Dessa forma você também estará deixando o paciente mais à vontade e ajudará na aceitação ao tratamento.

  1. Distribuir tabelas de horários

Faça uma tabela de horários para distribuir aos clientes e ajudá-los a ingerir as medicações corretamente. Com uma tabela em mãos, eles não vão se esquecer do horário de cada medicamento.

  1. Informar sobre os recursos tecnológicos

Mostre aos seus clientes que existem diversos aplicativos disponíveis para tablets e celulares que podem ser utilizados para facilitar a adesão aos tratamentos. Por meio das plataformas de saúde, eles podem cadastrar os horários da administração dos medicamentos e receber alertas.

Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net

Redação

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