A adesão ao tratamento é muito importante para a boa recuperação do paciente ou controle da sua doença. Mas nem todos os pacientes são comprometidos a seguir as indicações médicas de forma adequada. Porém, os médicos e farmacêuticos podem ser de grande ajuda nesse processo.
Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas pelos profissionais que prescrevem e pelos que vendem os medicamentos para que os pacientes não abandonem o tratamento. No caso do mercado farmacêutico, é possível oferecer um atendimento mais humanizado e assim, criar um bom relacionamento com o cliente.
Veja aqui como as farmácias podem exercer um papel importante na adesão do paciente ao tratamento.
Como a farmácia pode ajudar na adesão do paciente ao tratamento?
Para ajudar na adesão do paciente ao tratamento, os farmacêuticos podem adotar diferentes métodos. Dessa forma, é possível quebrar a resistência por parte deles, de forma com que eles consigam seguir corretamente as indicações aos fármacos. Para isso, considere:
- Reforçar a importância do tratamento
Deixe bem explícita a importância dessa adesão, informando que as chances de recorrência da doença vão diminuir. Com palavras de incentivo, mostre que cada etapa do tratamento é um grande passo para sanar o problema.
Explique por qual motivo foi indicado essa administração de medicamento, qual a função que ele exerce no organismo e outros detalhes que são importantes. Ao entender mais sobre a terapia indicada, eles vão seguir corretamente o tratamento.
- Oferecer um atendimento mais humanizado
Lembre-se de que o cliente já passou por uma consulta que, somada ao tempo de espera, pode ter sido maçante. Então, ofereça a eles uma experiência positiva em sua farmácia. Para isso, humanize o seu atendimento ouvindo o que ele tem a dizer, permitindo que ele expresse suas inseguranças e ajudando-o a se tranquilizar.
Não se esqueça de agilizar algumas etapas desse processo para que o cliente não atrapalhe o atendimento. Manter a postura profissional é fundamental, mas permitindo que o cliente o enxergue como um ser humano também.
- Sanar as dúvidas de forma clara e objetiva
Explique de forma clara sobre os termos técnicos até que o paciente possa entendê-los. Além disso, informe sobre as opções de tratamento, os prós e contras sobre cada uma delas. Dessa forma você também estará deixando o paciente mais à vontade e ajudará na aceitação ao tratamento.
- Distribuir tabelas de horários
Faça uma tabela de horários para distribuir aos clientes e ajudá-los a ingerir as medicações corretamente. Com uma tabela em mãos, eles não vão se esquecer do horário de cada medicamento.
- Informar sobre os recursos tecnológicos
Mostre aos seus clientes que existem diversos aplicativos disponíveis para tablets e celulares que podem ser utilizados para facilitar a adesão aos tratamentos. Por meio das plataformas de saúde, eles podem cadastrar os horários da administração dos medicamentos e receber alertas.
Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net