Há dois anos, o Hospital Compacto Vila Carrão, em São Paulo (SP), ajuda a reduzir as longas filas de espera por exames e cirurgias na Rede Pública de Saúde. A entidade filantrópica CIES Global inaugurou a unidade localizada na Zona Leste em 29 de setembro de 2016.
Já foram realizadas mais de 5.500 cirurgias, sendo as mais comuns de catarata e de varizes. Os exames somam mais de 224 mil atendimentos, entre ultrassonografias, endoscopias, eletroneuromiografia, tonometria do olho e biomicroscopia de fundo de olho.
Todos os pacientes atendidos são do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pela Central de Regulação, órgão da Secretaria da Saúde que organiza a fila de espera para os procedimentos na rede pública.
Estrutura diferenciada
O projeto de 315 m² utilizou o conceito de uma estrutura híbrida (parte alvenaria e parte contêineres). Dessa forma, foi possível construir em pouco mais de um mês mais uma unidade do CIES Global para a realização de Cirurgias Dia, aquelas em que o paciente recebe alta em até 24 horas.
“Além do pouco tempo para a construção dessa unidade hospitalar, ela pode ser modificada com mais facilidade e até transportada para outro local, se necessário”, explica a arquiteta hospitalar Iseli Reis, que participou da construção do hospital compacto.
Na unidade, há uma área ambulatorial, que pode ser customizada para diagnósticos pré e pós-cirúrgicos, um centro cirúrgico, uma área de recuperação pós anestesia de curta e de média permanência, além de estruturas de apoio.