Barretos (SP) recebe desde a terça-feira (8), mais de 100 mil pessoas para quinta edição do Campori Sul-americano de Desbravadores. O evento, que segue até o dia 20, terá uma grande estrutura de saúde que contará oito especialidades médicas, leitos de UTI, cinco ambulâncias intensivas, exames de laboratório e imagem, além de uma equipe de 120 pessoas trabalhando.
O posto central, com atendimento 24 horas, possui 12 estações de enfermaria, com dois leitos de suporte intensivo, diagnóstico de imagem e laboratório funcionando initerruptamente, além consultórios para oito especialidades médicas: cardiologia, ortopedia, oftalmologia, cirurgia pediátrica, clínica geral, pediatria, ginecologia e medicina intensiva.
Dando suporte à atendimentos de emergência, cinco ambulâncias UTI estarão disponíveis. “ A estrutura proporciona desde atendimentos básicos à procedimentos mais complexos. Se for necessário que um paciente fique entubado, por exemplo, temos todo o equipamento e pessoal capacitado disponível”, explicou o médico Douglas Charpinel, um dos líderes da equipe médica.
Além do posto central, dez postos periféricos funcionarão como apoio à comunidade do Campori. Eles funcionarão das 8h às 23h e configuram o atendimento inicial do paciente, que poderá ser encaminhado para a central e, posteriormente, caso necessário, para a Santa Casa de Barretos.
Diferente de 2014, este ano a estrutura trará suporte radiológico 24 horas, o que desafogará a demanda da Unidade de Saúde Pública (UPA) e Santa Casa local. “ Tínhamos muitos encaminhamentos para este tipo de exame, o que gerava um aumento no serviço deles. Este ano, faremos tudo por aqui”, explicou Charpinel.
SISTEMA DE ATENDIMENTO
Cada participante do Campori já está cadastrado em um sistema e possui uma ficha de saúde. Através desse documento virtual, ao dar entrada em um dos postos, uma ficha de atendimento é gerada. Para o médico, são disponibilizadas informações do paciente como contatos dos pais, histórico de doenças e alergias a medicamentos.
DESBRAVADORES? O QUE É ISSO?
O Clube de Desbravadores é um programa da Igreja Adventista do Sétimo Dia destinado a juvenis de 10 a 15 anos de idade. Em reuniões semanais, eles aprendem, de forma lúdica, lições sobre a natureza, saúde, cidadania, Bíblia, além de desenvolverem talentos e habilidades em diversas áreas. Em eventos cívicos, projetos sociais e campanhas comunitárias, eles quase sempre estão lá, também, dando a sua contribuição. Os Desbravadores estão presentes em mais de 160 países. Ultrapassam 1,5 milhão de participantes em 90 mil clubes.