Reduzir os impactos sanitários e ambientais resultantes dos serviços de saúde é um grande desafio para os hospitais no mundo todo. Por isso, é importante reconhecer as principais iniciativas que visam promover a sustentabilidade nessas instituições. E o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão (SC), iniciou o ano novo sendo um dos grandes vencedores da premiação internacional Health Care Climate Challenge Champion Awards 2017 (Campeões do Desafio a Saúde pelo Clima, em português), recebendo o troféu na categoria “Resiliência Climática”. O prêmio foi promovido pela Global Green and Healthy Hospitals, uma rede que reúne cerca de 36 mil hospitais em 56 países – representada, no Brasil, pelo Projeto Hospitais Saudáveis – e recebeu inscrições de 24 projetos de instituições de saúde de todo o mundo.
O projeto apresentado pelo HNSC mostra as iniciativas de modernização da estação de tratamento de esgoto que a Instituição, administrada pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), adotou ao longo dos últimos dois anos. Para reduzir emissões de poluentes, o Hospital também reutiliza vapor condensado para usar na lavanderia e na cozinha, capta água da chuva para utilização em banheiros e faz uso da instalação de painéis solares.
O HNSC, que já é o maior hospital em número de leitos de Santa Catarina, ampliou sua estrutura em 2018. Os resultados das ações de sustentabilidade foram positivos, conforme aponta o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) elaborado anualmente pela Gerência de Engenharia e Sustentabilidade da ACSC. Esse documento permite o mapeamento das fontes de emissão de gases da Instituição, o que facilita a tomada de medidas para reduzir o dano causado ao meio ambiente.
Seminário Hospitais Saudáveis 2018
Em dezembro, o Hospital Santa Catarina (HSC), de São Paulo (SP), também administrado pela ACSC, foi sede do Seminário Hospitais Saudáveis, de promoção da saúde pública e ambiental. Todos os anos, o evento oferece o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que reconhece as instituições comprometidas com a causa. Nesta edição, o tema foi “Compras Sustentáveis: Consumo Consciente e Eficiente na Saúde”, e foram inscritos 81 projetos de organizações de saúde públicas e privadas, de todos os portes, sediadas em 11 estados brasileiros.
Do total de projetos, somente 15 dessas instituições integraram a seleta lista dos premiados, e os hospitais Santa Catarina (HSC) e Madre Regina Protmann (HMRP), em Santa Teresa (ES), estiveram entre eles. O HSC foi reconhecido pelo “Plano de Gerenciamento de Tecnologias Médicas”, da Engenharia Clínica da Instituição. Já o HMRP recebeu o prêmio pelo projeto “Educa Mais – Descarte Consciente”. Outras Casas da ACSC também apresentaram seus projetos e receberam um Certificado de Menção Honrosa.