A SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo promove, entre os dias 23 e 26 de março de 2019, o 15º Congresso Paulista de Pediatria. Realizado em São Paulo (SP), no Centro de Convenções Frei Caneca, o evento terá ampla programação científica, contando com a presença de renomados especialistas da área para discutir inúmeros temas, divididos em cursos pré-congresso, conferências, miniconferências, painéis, mesas-redondas e colóquios. Haverá, ainda, 15 sessões de apresentação oral de temas livres e três sessões de pôsteres comentados.
De acordo com o Dr. Claudio Barsanti, presidente da SPSP, as atividades científicas do congresso foram minuciosamente discutidas, com a certeza do empenho máximo de todos os envolvidos. “Convido a todos que representam a nossa especialidade a participarem da construção de mais um congresso de referência. Que venha o XV Congresso Paulista de Pediatria! Que venham todos os nossos parceiros, amigos e congressistas, pediatras de destaque, para que, juntos, descortinemos mais um espetáculo científico que nunca mais se apagará da memória de todos os seus participantes.”
A edição anterior do evento aconteceu em março de 2016. Para o Dr. Barsanti, os três anos que separaram uma da outra serviram para discutir os acertos, os problemas, os temas, as atividades e o local de realização. “Buscamos, pela análise dos erros e dos acertos, caminhos para um evento ainda mais grandioso e brilhante.”
ASSUNTOS
Entre os cursos pré-congresso, que acontecem no dia 23 de março, sábado, estão: reanimação neonatal; desafios da alergia alimentar na prática pediátrica; exames hematológicos na urgência; manejo clínico da lactação; reconhecimento e tratamento dos distúrbios de ritmo cardíaco.
No domingo, dia 24, alguns dos temas abordados serão: resistência antimicrobiana; uso de cosméticos na infância e na adolescência; anemia falciforme; enfrentando a obesidade infantil; triagem metabólica; aleitamento materno no século XXI; recusa vacinal e antivacinismo; crimes virtuais e cyberbullying; cuidados paliativos em paciente com doença neuromuscular.
Já na segunda, estão entre os assuntos: os novos modelos familiares na consulta pediátrica; quando pensar em doença inflamatória intestinal; cuidados paliativos em cardiopatia congênita; infecção materna por arbovírus; ética, bioética e comunicação digital entre médico e paciente; repercussão oftalmológica do uso de smartphones e outras telas na infância; o paradoxo da proteína na saúde e na doença; humanização como fator de segurança no atendimento da criança.
No último dia, 26, as palestras tratarão de: desmistificando a primeira consulta odontológica; câncer; acidentes mais prevalentes na infância; tráfico de menores; seguimento do recém-nascido pré-termo extremo; disforia de gênero; vasculites; depressão na infância e adolescência; insônia comportamental; febre sem sinais de localização; e dor em membros inferiores, entre outros assuntos.
Algumas das empresas que apresentarão simpósios-satélite são: Danone, Nestlé, Alere e Johnson.