O Núcleo de Cardiopatias Congênitas, do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), recebeu nesta segunda-feira (8) duas figuras internacionais que trabalham diretamente na área. Membros da Children’s Heart Link, Andreas Tsakistos e Bistra Zheleva apresentaram suas rotinas dentro da organização não governamental. Com atuação mundial e há 50 anos exercendo a missão médica, treinando equipes locais, a ONG é comprometida com o acesso e a qualidade no tratamento de crianças com o grupo de doenças. Em 2018, cerca de 135 mil jovens receberam atendimentos.
Vice-Presidente de Estratégia e Advocacia Global, Bistra Zheleva lidera o setor global de pensamento que articula os objetivos da ONG com governos e instituições internacionais de desenvolvimento. Atuando na Children’s HeartLink desde 2003, é defensora do acesso qualificado e cuidados aos menores que precisam dos serviços referentes ao coração. Búlgara e com MBA em administração sem fins lucrativos da Universidade de St. Thomas, estudou saúde global na Harvard School of Public Health. A líder é atuante nos conselhos da Aliança Global para Corações Reumáticos e Congênitos e Saúde do Coração Único e membro do comitê de direção da International Quality Improvement Collaborative.
O britânico Andreas Tsakistos, mestre pela Escola de Estudos Internacionais Josef Korbel da Universidade de Denver, lidera o programa no Brasil, China e Malásia desde 2006. Já desenvolveu programas de ajuda humanitária, alimentar e de reassentamento de refugiados na África subsaariana. Tsakistos organiza e prepara treinamentos, além de brainstorming com parceiros hospitalares e médicos voluntários para ajudá-los a trabalhar de forma independente, com melhores cuidados e resultados para crianças com a doença.