A união de lideranças da América Latina, o compartilhamento de experiências e os modelos de saúde norte-americanos estiveram em pauta no Health in the XXI Century: Workshop for Latin American Health Care Executives (Saúde no Século 21: Workshop para Executivos de Saúde Latino-Americanos), que aconteceu em março, na renomada Universidade de Harvard, em Boston (EUA).
O vice-presidente da Unimed do Brasil, Alberto Gugelmin Neto, apresentou na ocasião o caso de sucesso do cooperativismo de saúde no Brasil. “Esse modelo os encanta sempre. Trata-se de um formato alternativo que coloca os médicos como protagonistas da prestação de serviços de saúde e os diferencia de simples prestadores contratados por seguradoras ou pelo poder público”, ressalta o dirigente.
Maior sistema cooperativista de saúde do mundo, a Unimed conta com 345 cooperativas e está presente em 84% do território nacional, levando assistência até a regiões onde o atendimento sanitário é deficitário. Atento às demandas atuais do setor de saúde no Brasil, o Sistema investe em projetos voltados a temas como a Atenção Primária e o remodelamento da remuneração médica, por exemplo. Além disso, aposta no Jeito de Cuidar Unimed, iniciativa que visa tornar qualquer experiência com a marca a melhor possível. Esse jeito de agir também esteve em pauta nos Estados Unidos. “No encontro falou-se muito sobre temas que já são realidade aqui, como a jornada do cliente e o cuidado para colocá-lo no centro de tudo, trazendo o lado humano aos processos”, afirma Gugelmin.
O dirigente ainda destaca os novos modelos de ensino aos estudantes de medicina, para melhorar a qualificação técnica dos profissionais formados, entre os assuntos discutidos na ocasião.