Capacitação multiprofissional prepara para o cuidado de pessoas com afasia

A afasia caracteriza-se pela perda total ou parcial da linguagem (oral ou escrita), com danos cerebrais causados por traumatismos, aneurismas, tumores e principalmente por acidente vascular encefálico (AVE). A doença provoca uma série de alterações na vida social dos acometidos. Para capacitar estudantes e profissionais da saúde para o atendimento de pessoas com afasia, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove uma capacitação multiprofissional, no Campus Itajaí, nos meses de outubro e novembro.

As aulas ocorrerão aos sábados e domingos, das 8h30 às 17h, nas seguintes datas: dias 19 e 20 de outubro, 9 e 10 de novembro, 23 e 24 de novembro. As atividades serão ministradas pelos professores Eduardo José Legal, do curso de Psicologia; Dagoberto Mior de Paula, do curso de Enfermagem; José Roberto Santin, do curso de Farmácia; Alexsandra Marinho Dias, do curso de Fisioterapia; Denise Terçariol, Deise Duarte Baixo e Andrielle de Bittencourt Pacheco Rubim, do curso de Fonoaudiologia; e da profissional convidada Aline Gonçalves da Silva, assistente social do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva da Univali.

A programação prevê abordagens sobre os seguintes assuntos: introdução à neurocognição com informações sobre atenção, memória e pensamento; a etiologia das afasias; o processamento da fala e da linguagem; o conceito, caracterização e tipos de afasia; os princípios básicos de farmacologia; exposição sobre os direitos dos afásicos; a relação da afasia com a disfagia, a disartria, a apraxia e a funcionalidade motora; práticas de comunicação com o afásico e seus familiares; práticas de estimulação cognitiva com o afásico; terapia fonoaudiológica para afásicos e vivências com sujeitos afásicos e seus familiares.

Para acadêmicos da Univali o investimento é de R$ 600,00, aos demais o valor do curso é R$ 700,00. A programação completa da capacitação e as inscrições estão disponíveis aqui.

Univali presta atendimento a afásicos e familiares

Desde 2011, a Univali presta atendimento à comunidade afásica e seus familiares por meio do projeto de extensão “Assessoria na Construção de Rede de Apoio para Sujeitos Afásicos de Itajaí e Região”, apoiando a Associação de Afásicos de Itajaí e Região. As atividades do projeto ocorrem no Campus Itajaí e a iniciativa é referência para equipes de saúde de municípios vizinhos.

Acadêmicos e professores da área de saúde planejam, discutem casos, executam e monitoram as atividades do projeto, que se dividem entre triagem de novos pacientes, reuniões com cuidadores, oficina de conversação, encontros da associação e reuniões internas da equipe. As atividades acontecem, uma vez por semana, de forma separada –  afásicos para um lado e cuidadores para outro. Além disso, semanalmente, também são feitas as triagens e todos os associados reúnem-se para atividades de lazer.

Informações: (47) 3341-7659, na coordenação do curso de Fonoaudiologia da Univali | (47) 99973-1116, com a professora Denise Terçariol.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.