Em 23 de abril, as secretarias estaduais de Saúde divulgaram 46.348 casos confirmados de infectados pelo novo Coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 2.934 mortes.
Sabe-se que neste exato momento temos um ritmo crescente de contágio, com mais de mil mortes nos últimos sete dias. A situação atual de alguns Estados como o Amazonas, que está entrando em colapso; Ceará, que já tem 100% das vagas de UTI ocupadas; Pernambuco, que tem 99% de ocupação dos leitos de UTI, já dá indícios de como serão as próximas semanas.
Um levantamento feito na semana passada pelas Secretariais estaduais e municipais da Saúde revelou que mais de 8 mil profissionais da saúde já foram afastados em meio a pandemia. Com isso, diversos profissionais recém-formados ou médicos e outros profissionais da Saúde de outras especialidades, estão atuando na linha de cuidados aos pacientes críticos da doença.
Para atender e colaborar com esses profissionais, o Centro Universitário São Camilo – SP, referência no ensino na área da Saúde, está colocando gratuitamente em sua plataforma EaD, no site da instituição loja.saocamilo-sp.br/cursos_rapidos/index.php/home/manejo-clinico-do-paciente-critico-sars-cov-2-gratuito.html, o Curso de Manejo Clínico do Paciente Crítico de Covid-19, composto por 12 aulas. Os três primeiros conteúdos já estão no ar e os demais serão disponibilizados sequencialmente até o dia 10 de maio.
Segundo o coordenador da Medicina do Centro Universitário São Camilo de São Paulo, Raphael Einsfeld, “o objetivo do curso é capacitar essas equipes com pouca experiência nas especialidades de emergencistas e intensivistas, e que estão atuando no tratamento do paciente grave infectado pela Covid-19. A padronização do atendimento também é muito importante para garantir a uniformidade do cuidado e a educação continuada ao profissional de saúde”.
Os 12 temas que compõem o Curso de Manejo Clínico do Paciente Crítico de Covid-1 são: Paramentação e Desparamentação, Sequência rápida de intubação orotraquial + Ventilação mecânica (princípios); Ventilação mecânica inicial para não intensivistas; Via aérea difícil; Choque séptico; Reposição volêmica inicial; Monitoramento e ajuste hemodinâmico; Ressuscitação cardiopulmonar em paciente de Covid-19; Fisiopatologia da Covid-19; Gasometria arterial e distúrbios ácido-básicos; Insuficiência respiratória aguda – tratamento; reanimação no paciente neonato e pediátrico e atendimento na sala de parto ao neonato que a genitora tem Covid-19. Os participantes receberão certificação do Centro Universitário São Camilo – SP.
Links dos vídeos já disponibilizados: