Livro “Tratado de Cannabis Medicinal” será lançado na I CICMED

Entre os dias 11 e 13 de agosto, será realizada, no complexo que reúne os hotéis Grand Mercure e Pulmann, em São Paulo, a I CICMED – Conferência Internacional da Cannabis Medicinal.

Durante o evento, a psiquiatra e representante do Brasil no Conselho Consultivo da Associação Pan-americana de Medicina de Canabinoide, Ana Gabriela Hounie, lançará a obra ‘Tratado de Cannabis Medicinal: Fundamentos para a prática clínica’, da qual é organizadora.

O conteúdo é o primeiro escrito em português. A ideia de escrever o livro nasceu da necessidade identificada pela dra. Ana junto aos alunos dos cursos de cannabis medicinal para os quais ministra aulas. “Atualmente, este é o único livro desse porte com referências científicas escrito em português. Muitos estudantes não tinham acesso a informação de qualidade devido à barreira da língua, uma vez que as publicações científicas são feitas na língua inglesa. O livro preenche essa lacuna com um material complexo, com base científica e produzido em língua portuguesa”, diz a Dra. Ana.

O material é dividido em dois volumes e aborda temas como a fundamentação e o histórico da cannabis no Brasil e no mundo, passando por métodos de extração, farmacologia, fisiologia e aplicação médica.

São cerca de 1.500 páginas divididas em quase 70 capítulos nas oito seções – Introdução à Cannabis (seção 1), Farmacologia dos Fitocanabinoides (seção 2), Fisiologia (seção 3), Aplicações Médicas (seção 4), Efeitos Adversos da Cannabis (seção 5), Direito e Cannabis (seção 6), Cannabis no Sistema Público de Saúde (seção 7), Reflexões sobre a Cannabis na Sociedade (seção 8). Todos os conteúdos foram escritos por profissionais de diversas áreas, como médicos, agrônomos, psicólogos, advogados e outras especialidades. “A multidisciplinariedade de autores e pontos de vista fornecem um guia completo de informações para profissionais que desejam conhecer e saber mais sobre o uso e aplicações da cannabis medicinal”, ressalta a organizadora. No Brasil, já há produção de extratos para fins medicinais por cultivadores legalizados e a cannabis também pode ser comprada em farmácias, mediante a apresentação de receita compatível com o de medicamentos de uso controlado.

A psiquiatra esclarece que a cannabis medicinal traz inúmeros benefícios para os pacientes, mas ainda há muito desconhecimento e preconceito com o uso. “Já vimos pacientes que só tiveram prognóstico positivo de doenças após o uso da cannabis. Como todo medicamento, com doses ajustadas, a cannabis auxilia no tratamento. Mas é preciso adequar a presença de canabinoides tais como CBD, CBG e THC para que o tratamento seja efetivo”, explica.

A proposta do livro ‘Tratado de Cannabis Medicinal: Fundamentos para a prática clínica’ é abordar as propriedades terapêuticas da cannabis que muitos profissionais da saúde desconhecem, além de desmistificar, informar e quebrar preconceitos a respeito do uso da cannabis que, cada vez mais, tem apresentado resultados positivos e beneficiando pacientes das mais diversas patologias.

O livro foi produzido a partir de uma iniciativa de crowdfunding e com a pré-venda, estratégia para arrecadar fundos para produção da obra, alcançou a marca de 350 exemplares vendidos.

Informações: anahounie.loja2.com.br/9974009-TRATADO-DE-CANNABIS-MEDICINAL-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.