Educação continuada de cirurgiões de quadril é feita através de aulas virtuais

Devido à quarentena que impede as reuniões científicas presenciais, as aulas de atualização de conhecimento dos associados da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) estão sendo feitas através de encontros virtuais pela internet. Os eventos constam de palestras de professores e especialistas experientes e de mesas-redondas em que são apresentados e discutidos tanto o diagnóstico como o tratamento das patologias do quadril.

A Educação Continuada é necessária porque há uma constante evolução nos conhecimentos, técnicas, materiais e nos recursos para tratar dos problemas do quadril, mais numerosos em idosos e a população brasileira está envelhecendo. Apenas como exemplo, todos os anos, dezenas de milhares de brasileiros são submetidos a cirurgia para implantação de prótese total do quadril por muitos motivos, dente eles idosos com artrose e aqueles que tem doenças do quadril ou sofreram fraturas.

“Através dos ‘Encontros Virtuais com amigos verdadeiros’, nome do programa, estamos levando o que há de mais moderno em pesquisas, informação e evolução do conhecimento do Brasil e do exterior a nossos associados”, explica o presidente da SBQ, Giancarlo Polesello. A comprovação de que o projeto era necessário é a crescente frequência dos cirurgiões de quadril às aulas virtuais, quase duas dezenas de encontros e que já se aproxima de 200 participantes a cada sessão.

Entre os temas discutidos nas aulas do mês de maio estão: Como tratar as lesões condrais do quadril, Fratura do acetábulo no idoso, Indicações e técnica para as lesões posteriores do anel pélvico, Como estamos em 2020 quanto aos aspectos tribológicos da Artroplastia Total do Quadril, ATQ em situações difíceis, Lesões condrolabiais do quadril, Avaliação e tratamento da instabilidade pós-ATQ e Como planejar a revisão da ATQ.

“Temos intensificado a comunicação, desde o começo do ano, inclusive com a população. Lançamos uma série de vídeos já publicados no Facebook, Instagram e YouTube onde especialistas explicam, de forma didática e em um minuto, sobre os principais problemas do quadril”, explica o diretor de Comunicação da SBQ, Marco Pedroni.

Para o presidente da SBQ, a pandemia de Covid-19, que surpreendeu a todos, tem também criado oportunidades. “Estamos sendo ágeis para nos mobilizar e estar próximo dos associados com informações técnicas em todo o país”. A SBQ possui sete Regionais para integrar os especialistas do Brasil inteiro – Norte/Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Paulista, Rio de Janeiro, Paraná e Sul. “Os vídeos para a população têm outra dinâmica, mas conseguimos igualmente levar informações confiáveis e para isso as redes sociais e as plataformas de conexão têm sido nossas aliadas – ferramentas essenciais nesse momento”, completa o presidente.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.