Sem dúvidas e por motivos que todos nós sabemos, isolamento e reabertura gradual são palavras desconhecidas para os hospitais. Portanto, vale um olhar analítico sobre a segurança hospitalar para entender os cuidados que podem direcionar o novo normal.
Além disso, alguns hospitais e instituições de saúde ainda ensinam como receber clientes, trazendo um atendimento humanizado e, consequentemente, inspirando os demais setores da hospitalidade.
Para revelar como a segurança hospitalar e demais práticas da área da saúde podem servir de exemplos para o setor, a Redação do Blog Hospitalidade Brasil conversou com Valdir Pereira Ventura, presidente e CEO do grupo São Cristóvão Saúde, que faz parte da a Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão.
Localizada na zona leste da capital paulista, a instituição se tornou referência com gestão focada no desenvolvimento assistencial em prol da saúde. Por isso, a equipe foi conhecer quais práticas atuam o hospital no sentido de atendimento ao cliente durante a pandemia.
Atendimento seguro e privado aos pacientes
Segundo o executivo, em tempos de pandemia, é imprescindível criar um ambiente seguro e privado para os hóspedes (clientes). Sob este aspecto, nos hospitais foram criados centros e salas específicas para pacientes, sendo separados de consultas normais.
“Nosso objetivo é garantir a capacidade e qualidade de atendimento para todos os beneficiários, por isso criamos com velocidade ímpar um Pronto-Socorro com atendimento exclusivo aos pacientes suspeitos ou contaminados pelo novo coronavírus. Em paralelo, adequamos infraestrutura, fluxos de atendimento, aquisição de equipamentos hospitalares importantes neste momento”, comenta o presidente.
Usando tecnologias a favor da comunicação
Outro ponto importante é que, às vezes, o paciente (hóspede) precisa retornar em consultas, colher resultados ou receber alta. Portanto, assim como na hotelaria, que aderiu tecnologias como medida de segurança, o hospital São Cristóvão Saúde também faz uso da tecnologia para o mesmo objetivo. Nesse caso, eles implantaram o uso de vídeos para consultas. “Usamos a telemedicina e teleatendimento a favor do nosso beneficiário como estratégia de segurança e qualidade em saúde com busca ativa de beneficiários de maior risco e monitoramento de pacientes pós-alta”, explica Valdir Ventura.
Por outro lado, para evitar o contato da família com o hospital foi criado um sistema de boletim médico também por vídeo. “Com o objetivo de minimizar o distanciamento dos familiares de nossos pacientes, estruturamos o boletim médico família com a preocupação em acolhimento e humanização, através de videoconferência”, complementa.
Equipe faz atendimento de qualidade mesmo à distância
Os setores de um empreendimento precisam estar alinhados às estratégias da empresa. Seja por meio de newsletter, intranet ou reuniões é importante que toda a equipe se comunique da mesma forma e com clareza.“O trabalho em time é fundamental para o sucesso das ações. Por isso, desde o início da pandemia, o Grupo São Cristóvão Saúde fortaleceu a importância da união neste momento. Diariamente, o grupo de Gestão de Crise desenvolve alinhamentos importantes para o sucesso da nossa estratégia. É importante lembrar que nosso time de especialistas médicos implementam as melhores práticas e toda equipe multidisciplinar executa e monitora os resultados terapêuticos. Para isso, utilizamos nosso Instituto de Ensino e Pesquisa para treinar presencialmente nossos colaboradores através de educadores”, comenta o CEO.
Segurança hospitalar envolve biossegurança e outros procedimentos
Contudo, obviamente, existem procedimentos exclusivamente hospitalares com protocolos de biossegurança específicos. Apesar disso, observando de forma ampla, é possível averiguar uma semelhança de medidas preventivas que valem para todos, como o uso de EPIs, por exemplo.
“Apesar de um cenário de escassez dos recursos hospitalares, proteger nossos colaboradores é prioridade. Por isso, rapidamente planejamos a aquisição de insumos considerando margem de segurança e análises concisas de dados de estoque em tempo real e revisão de manejo de estoque. Expandimos nosso portfólio de fornecedores e ampliamos o espaço físico para armazenamento dos insumos comprados. Diariamente são realizados diálogos de segurança pela equipe responsável com o objetivo de aumentar a adesão ao uso dos EPIs e garantir a técnica segura na paramentação e desparamentação”, explica Valdir.
Valdir Ventura, complementa ainda que colaboradores que faziam parte do grupo de risco foram imediatamente afastados e que antes de entrar no hospital os funcionários passam por uma triagem. “Adquirimos dois túneis de desinfecção que garantem diariamente a segurança do colaborador na entrada e saída da empresa. Também fornecemos máscaras de proteção para o colaborador se proteger no trajeto até sua casa. Implantamos uma triagem para os colaboradores com aferição de temperatura e reconhecimento de sintomas, que garante de forma precoce o acolhimento e tratamento do colaborador”.
Além disso, o hospital também é espaço específico para os colaboradores conversarem com psicólogos com o intuito de cuidar da saúde emocional dos colaboradores. “Outro foco prioritário foi a saúde emocional dos colaboradores, temos um espaço específico para acolhimento e disponibilizamos psicólogos especializados para este momento. Complementamos com um canal de comunicação através da criação de um site destinado aos colaboradores com informações, orientações e transparência de dados”, finaliza o presidente e porta-voz.
A arte de receber bem em todos os setores da hospitalidade
Além dos tradicionais meios de hospedagem, é possível perceber uma movimentação das instituições de saúde com o objetivo de receber bem os clientes durante sua estadia. Desde o design e atmosfera do ambiente, até o atendimento mais humanizado, tudo que pode proporcionar uma experiência mais amena e satisfatória.
Entendendo essa movimentação, a Equipotel dispõe a propagar a arte de receber bem além do óbvio, ampliando as referências e fortalecendo o setor.
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Fonte: Blog Hospitalidade Brasil