Como mais uma das ações para destacar o lançamento da Inspirali, nova marca que consolida as escolas médicas, a Ânima Educação é uma das apoiadoras do Medical Cannabis Summit, evento 100% on-line e gratuito, que será realizado entre os dias 10 a 14 de agosto, para médicos, pacientes e familiares que possam ser beneficiados com tratamentos à base da planta. A iniciativa será promovida pela ‘Transformação Digital’, ecossistema que conecta pessoas e empresas, e a OnixCann, healthtech brasileira que promove o acesso de pacientes a médicos prescritores de Cannabis medicinal.
A expectativa é que mais de 20 mil pessoas participem deste encontro. Dentre os patrocinadores do evento está a CANTERAMED, plataforma de telemedicina com médicos especialistas em Cannabis Medicinal que terá médicos de plantão para atendimento imediato on-line durante os dias do evento. Mais de 40 especialistas, das áreas da saúde, educação e direito, irão debater o uso medicinal da Cannabis e suas principais aplicações, além de aspectos legais. O objetivo é desmistificar o tema no âmbito clínico. Serão quinze painéis ao longo da semana, transmitidos pelo site e no Youtube do evento (pelo canal Medical Cannabis Summit).
Entre os convidados estará Marcelo Battistella Bueno, CEO da Ânima Educação, que tem a Inspirali como uma das marcas de seu Ecossistema. Ele irá falar junto com o Dr. Cid Gusmão, CMO da ONIXCANN, sobre a importância da educação como ferramenta para o acesso de médicos e pacientes à cannabis medicinal. Além disso, a Ânima irá apresentar dois nanodegrees 100% on line, que serão lançados pela Inspirali, em agosto, em parceria com o OnixCann sobre ‘Introdução à Medicina Canabinóide Aspectos Gerais’ e ‘Medicina Canabinóide: Aplicações Clínicas’.
“Precisamos falar sobre esse tema com seriedade, para desmistificar lendas, levar a discussão para a área médica e desenvolver uma medicina diferente, integrativa. Além disso, é necessário debater de forma estruturada, sem mitos. O uso medicinal da Cannabis é uma grande inovação, que está ganhando força. Por isso, teremos o lançamento de cursos nessa área já no segundo semestre”, aponta Marcelo Battistella Bueno, CEO da Ânima Educação.
Também participarão o Ph.D Raphael Mechoulam, a Ph.D Beatriz Carlini, Marcelo Geraldi, CEO da Herbarium, renomada indústria farmacêutica 100% nacional especializada em fitoterápicos, Dr. Willian Dib, que como presidente da Anvisa aprovou em 2019 o novo regulatório de cannabis medicial, Patrícia Villela Marino, presidente da ONG Humanitas 360 Antoine Daher, fundador da Casa Hunter, instituição sem fins lucrativos com intuito de garantir soluções públicas e sensibilidade para os portadores de doenças raras. O deputado federal Paulo Teixeira, presidente da comissão especial da Câmara sobre remédios à base de Cannabis e cultivo, também participará do evento, além de médicos e pesquisadores de relevância da medicina canabinóide. A lista com os participantes está em fase de conclusão e estará disponível no site do evento.
“Há 40 anos foi realizada a primeira pesquisa clínica que testou a Cannabis em pacientes e por coincidência aconteceu no Brasil. Isso ficou parado no tempo porque não houve interesse das grandes farmacêuticas em produzir mais pesquisas e comercializar produtos e medicamentos canabinóides, já que o processo de lucro se dá por patente, ou seja, com exclusividade das vendas por um determinado período. Com plantas, esse processo de exclusividade não acontece e consequentemente os grandes lucros também não. Porém, o que vemos hoje é que não se consegue mais parar a repercussão e o impacto positivo do uso deste medicamento em diversos tratamentos, no bem-estar e na qualidade de vida de milhares de pessoas do mundo todo”, destaca Marcelo Galvão, CEO da OnixCann.
Em 1981, um grupo liderado pelo reconhecido pesquisador brasileiro Dr. Elisaldo Carlini (Unifesp) publicou no JclinPharmacol, respeitado periódico científico internacional, um estudo duplo cego, randomizado, incluindo uma pequena amostra de oito pacientes, comparados com sete controles, sobre o efeito benéfico do CBD para controle de crises convulsivas. Mesmo assim, só recentemente o mundo acordou para o uso medicinal da cannabis e hoje em dia a Cannabis tem sido utilizada para tratamentos de várias doenças, como, por exemplo, dores crônicas, autismo, esclerose múltipla, epilepsia, depressão, estresse pós traumático, fibromialgia, Parkinson, Alzheimer, câncer (cuidados paliativos), enxaqueca e ansiedade.
“Vemos que existe um movimento positivo da sociedade, dos pacientes e de um pequeno rol de médicos e profissionais que atuam com a terapia canabinóide e que lutam todos os dias para democratizar os benefícios da planta. Hoje, em uma sociedade democrática de direito não podemos mais calar a voz da sociedade. Está na hora de quebrar o preconceito e abrir as portas do conhecimento, do acesso à informação para que todos conheçam que a Cannabis medicinal não é uma droga, mas sim uma substância que oferece benefícios inquestionáveis para aqueles que a adotam em seu tratamento. Nada de novo, mas que tinha se perdido no tempo, pois há mais de 5.000 anos o Ayurveda preconizava o uso do HEMP, variedade de cannabis com baixo THC e alto CBD, para tratamento de doenças neurológicas, como a epilepsia”, complementa Galvão.
O Summit conta com patrocinadores, Ciitech e Provacan, Tegra Pharma, a nova marca de produtos do grupo Onixcann, Verde Med Herbarium Laboratório Farmacêutico, Canteramed Plataforma de Telemedicina especializada em cannabis medicinal, e MGC Pharma. Além da Inspirali e da Ânima Educação, estão entre os apoiadores o Centro de Excelência Canabinoide, Gravital Clínica Canábica, Reis, Souza, Takheshi & Arsuffi Advocacia Empresarial, Bandtech Digital School, Clube Meditation 4 You, Abiquif, The Green Hub, Casa Hunter, Santa Cannabis, Sechat, Humanitas 360, Grupo Gaia e Centro Brasileiro de Referência em Medicina Canabinóide. Ainda, o Summit terá um veículo oficial de divulgação especializado no tema, Portal Cannabis & Saúde.
Inscrições gratuitas: www.medicalcannabissummit.com.br