Dona Elci Marinato, de 66 anos, começou com uma tosse. A preocupação em procurar o hospital nessa fase de pandemia deu vez à automedicação: um xarope passou a ser o aliado na tentativa de conter o sintoma. Com o agravamento do quadro, ela procurou a unidade hospitalar. Além da tosse com secreção, apresentava também incomodo na garganta e logo veio a falta de ar. Dona Elci estava com Covid-19, precisou ser internada e foi a primeira paciente a utilizar uma técnica inovadora no Hospital Unimed Volta Redonda (RJ).
“Eu entrei no hospital com falta de ar e logo comecei a reagir com a utilização do novo equipamento. Eu não falava e estava rouca. Fui confiante e a melhora foi rápida”, relembrou, ainda no quarto de hospital, ao lado do marido, Sebastião, após 15 dias de internação.
A Unimed Volta Redonda adquiriu um moderno recurso para tratar as pessoas com o novo coronavírus: o equipamento Vapotherm Precision Flow. O procedimento é feito com uma técnica que oferta oxigenoterapia através do cateter nasal de alto fluxo, um tipo de suporte ventilatório, não invasivo, que tem o objetivo de evitar a necessidade do ventilador mecânico, facilitando também o processo de retirada do paciente, quando for necessário.
Além de mais confortável para o paciente, o cateter nasal permite que a pessoa mantenha suas atividades do dia a dia, com menor risco de contaminação. A técnica é nova, até agora treze pacientes já utilizaram e apresentaram resultados positivos.
“Trabalhamos para oferecer em nosso Hospital um serviço de excelência e com o foco no cliente. Com essa aquisição, reforçamos o nosso compromisso em atender com qualidade e sempre prezando pela saúde e bem-estar das pessoas. Esse é nosso Jeito Unimed de Cuidar”, disse Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Volta Redonda.
Cuidado centrado no paciente
Assim como Dona Elci, muitas pessoas estão com medo de procurar os hospitais devido à pandemia. Desde o mês de março, a Unimed Volta Redonda criou uma Unidade de Apoio Especial – também conhecida como gripódromo – onde é feito o atendimento exclusivo de pacientes com sintomas do novo coronavírus. Já os casos de urgência e emergência continuam no Pronto Atendimento.
Com recepções distintas, os clientes têm mais conforto e segurança, e podem procurar o Hospital sem preocupação em caso de qualquer necessidade.
A unidade hospitalar disponibilizou também a orientação on-line. Uma ferramenta de atendimento médico por vídeo chamada para clientes Unimed e convênios. Basta entrar em contato pelo WhatsApp: (24) 99255-7556.